Balanço Social: análise evolutiva dos principais indicadores sociais da empresa Companhia Paranaense de Energia Elétrica – COPEL

Autores

  • Paulo Arnaldo Olak Universidade Estadual de Londrina
  • Amanda Cristina Barboza Universidade Estadual de Londrina
  • Cristiane Yoshie Yoshimura Universidade Estadual de Londrina
  • Giovanna Prado Alves Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Balanço Social, Análise de Caso, COPEL

Resumo

Nas últimas décadas a prática da Responsabilidade Social tem crescido notavelmente pela imposição de campanhas ambientais, agências internacionais da prática de demonstrar as ações sociais realizadas pela empresa. Surgiu-se assim, como instrumento para tal, o Balanço Social. Sendo a Companhia Paranaense de Energia Elétrica – COPEL pioneira nos estudos e relatórios de impacto ambiental na construção de usinas elétricas tomou-se como base suas demonstrações para analisar como evoluíram os principais indicadores sociais da empresa. O enquadramento metodológico foi a pesquisa bibliográfica, pesquisa qualitativa dos dados apresentados no Balanço Social e análise de conteúdo através da utilização de dados já coletados. Usaram-se como base para a análise dos investimentos a o resultado operacional, a receita líquida, o valor adicionado total e a folha bruta de pagamento. Após a realização da pesquisa, conclui-se que ao decorrer dos anos, a COPEL aumentou a quantidade de seus investimentos nas áreas sociais, com destaque para os indicadores sociais internos, que sempre representaram o maior montante de investimentos. Porém fica evidente, o crescimento dos indicadores ambientais, seguindo uma tendência na atualidade. Desta forma, destaca-se que a COPEL é uma empresa socialmente responsável após a análise de seus indicadores.

Biografia do Autor

Paulo Arnaldo Olak, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Ciências Contábeis – USP-SP – Docente Associado do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Londrina

Amanda Cristina Barboza, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Londrina-UEL

Cristiane Yoshie Yoshimura, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Londrina-UEL - Especialização em Contabilidade e Controladoria Empresarial-UEL

Giovanna Prado Alves, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Londrina-UEL

Referências

Balanço Social. Disponível em: <http: www.balancosocial.org.br> . Acesso em: 15 de maio de 2010.

BITARELLO, Jucelaine; DEBASTIANI, Sandro. Balanço Social: Um enfoque sobre sua evolução e utilização no panorama brasileiro. Rio Grande do Sul: Feevale, 2005.

COPEL Companhia Paranaense de Energia. Disponível em: <http: www.copel.com>. Acesso em: 17 maio 2010.

MICHEL, Maria Helena. Metodologia e Pesquisa Científica em Ciências Sociais: Um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MORIMOTO, Pamela Yuri Azevedo. et. al. Análise do Balanço Social das empresas de papel e celulose. In: XLIV CONGRESSO DA SOBER, 44., 2006, Fortaleza. Anais...Fortaleza: SOBER/BNB, 2006.

SILVA, César Augusto Tibúrcio; FREIRE, Fátima de Souza. Balanço Social: Teoria e Prática. São Paulo: Atlas, 2001.

SOARES, Sandro Vieira; LANZARIN, Jovani. Análise Estatística do modelo IBASE de Balanço Social de uma empresa do setor de siderurgia. In: CONGRESSO UFSC DE CONTROLADORIA E FINANÇAS, 3., 2009, Florianópolis. Anais...Florianópolis: UFSC, 2009.

SOARES, Sandro Vieira. et. al. Balanço Social: um estudo de caso de uma empresa do ramo de energia elétrica. In: V CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 5., 2009, Niterói. Anais...Niteroi: UFF, 2009.

Downloads

Publicado

2012-06-06

Como Citar

Olak, P. A., Barboza, A. C., Yoshimura, C. Y., & Alves, G. P. (2012). Balanço Social: análise evolutiva dos principais indicadores sociais da empresa Companhia Paranaense de Energia Elétrica – COPEL. Revista De Estudos Contábeis, 2(2), 21–33. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/rec/article/view/12190

Edição

Seção

Artigos