Gestão Estratégica de design e aprendizagem situada em comunidades tradicionais locais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2011v2n1p05

Palavras-chave:

Gestão Estratégica de Design, Comunidade Tradicional Local, Aprendizagem Situada

Resumo

As comunidades tradicionais locais dependem do desenvolvimento do produto artesanal local para sua própria subsistência. Este artigo tem como objetivo explicitar o processo de aprendizagem situada como estratégia cognitiva nas comunidades tradicionais locais, para a valorização dos produtos, territórios e identidades por meio da gestão de design. A pesquisa se classifica como bibliográfica e exploratória abordando os conceitos de aprendizagem situada, comunidade tradicional local, identidade e território, valorização do produto local e design e gestão estratégica do design. Como resultado obtém-se uma análise entre aprendizagem tradicional e situada e seus modos, resultando em uma relação de complementariedade para as comunidades.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Seila Cibele Sitta Preto, Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC

Mestrado em Design e Expressao Grafica - Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC

Eugenio Diáz Merino, Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC

Mestrado em Design e Expressao Grafica - Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC

Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo, Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC

Doutor; Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC

Referências

ANTONELLO, Claudia S. Aprendizagem na ação revisitada e sua relação com a noção de competência. Comportamento Organizacional e Gestão, v.12, n. 2, p. 199-220, 2006.

BROWN, J.S.; COLLINS, A.; DUGUID, S. Situated cognition and the culture of learning. Educational Researcher, v. 18, n. 1, p. 32-42, 1989.

BUARQUE, S.C. Contruindo o desenvolvimento local sustentável: metodologia de planejamento. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.

CENTRO PORTUGUÊS DE DESIGN. Manual de Gestão do design. Porto, 1997.

GOMES FILHO, J. Gestalt do Objeto: sistema de leitura visual da forma. São Paulo. Escrituras Editora, 2000.

KRUCKEN, L. Design e território: valorização de identidades e produtos locais. São Paulo: Studio Nobel, 2009.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010.

LASZLO, E. et al. The evolution of cognitive maps – new paradigms for the twenty-first century. Amsterdam: Gordon and Breach, 1995.

LAVE, J.; WENGER, E. Situated Learning: Legitimate Peripheral Participation. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1991.

MARTINS, R. F. F.; MERINO, E. A. D. A Gestão de Design como Estratégia Organizacional. Londrina: EDUEL, 2008.

McLELLAN, H. Situated Learning Perspectives. Englewood Cliffs, NJ: Educational Technology Publications, 1995.

MOZOTA, B. B.de. Gestão do Design: usando o design para construie valor na marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.

OCARETE. Apresentação. Disponível em: http://www.ocarete.org.br/povos-tradicionais/. Acesso em: 15 maio 2011.

ORIGEM DA PALAVRA. Consultório Etimológico. Disponível em: http://origemdapalavra.com.br/pergunta/pergunta-10689/. Acesso em: 15 maio 2011.

PAPANECK, V. Design for the real world. London: Thames and Hudson, 1981.

PIAGET, J. Aprendizagem e conhecimento. São Paulo: Freitas Bastos, 1974.

SINERGIA. In: MICHAELIS. Dicionário. Disponivel em: http://michaelis.uol.com.br/moderno/ portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=. Acesso em: 30 agosto 2011.

TERRA, J. C. C. Gestão do Conhecimento. São Paulo: Editora Negócio, 2000.

WENGER, K.; Lave, J. Communities of Practice: Learning, meaning, and identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

Downloads

Publicado

2011-12-17

Como Citar

Sitta Preto, S. C., Merino, E. D., & Figueiredo, L. F. G. de. (2011). Gestão Estratégica de design e aprendizagem situada em comunidades tradicionais locais. Projetica, 2(1), 05–18. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2011v2n1p05

Edição

Seção

Design: Conhecimento, Gestão e Tecnologia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)