Análise semiótica na compreensão de aspectos culturais do design

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2011v2n2p96

Palavras-chave:

Design e cultura, Semiótica, design de produto, Irmãos campana

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre aspectos culturais do design de produtos a partir de uma análise semiótica de mobiliário. Como parte de um estudo de mestrado, a análise semiótica mostra-se como uma metodologia, um olhar que contribui na compreensão de significados amplos e múltiplos que o design comunica em sua materialidade. Para tal, tomou-se a poltrona Multidão, criada por Fernando e Humberto Campana, como ponto de partida para discutir a linguagem do design e os referenciais culturais que estabelece. A análise semiótica é apresentada como um meio de ler objetos e compreender re-significação que ocorre na interação entre design e tecnologia, design e artesanato.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lindsay Jemima Cresto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná -UTFPR

Doutorado em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Marilda Lopes Pinheiro Queluz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná -UTFPR

Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Referências

A CASA. Museu do objeto brasileiro. Disponível em: http://www.acasa.org.br/. Acesso em: 28 ago. 2010.

AGÊNCIA CLICK. Cadeira Multidão. Vídeo. Duração: 03:45. Brasil, 2007. Disponível em: http://br.youtube.com/results?search_query=irm%C3%A3os+campana&search_type=&aq=f>. Acesso em: 30 ago. 2010.

CAMPANA, Fernando; CAMPANA, Humberto. Campanas. São Paulo: Bookmark, 2003.

CAMPANAS. Site oficial dos irmãos Campana. Disponível em: . Acesso em: abr. 2011.

GOES, M. Brinquedos do Agreste Paraibano. A Casa, 2000. Disponível em:. Acesso em: 15 ago. 2010.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

JOLY, Martine. Introdução à análise de imagem. Campinas: Papirus, 1996.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura. Um conceito antropológico. 11. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1996.

LÖBACH, Bernd. Design Industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.

MOLES, Abraham. O kitsch: a arte da felicidade. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1994.

MONACHESI, J. Entrevista Fernando e Humberto Campana. Folha de São Paulo, 28 jul. 2007. Ilustrada. Disponivel em:. Acesso em: set. 2010.

VIHMA, Susan. Products as representations: a semiotic and aesthetic study of design products. Helsinki: University of Art and Design Helsinki UIAH, 1995.

Downloads

Publicado

2011-12-17

Como Citar

Cresto, L. J., & Queluz, M. L. P. (2011). Análise semiótica na compreensão de aspectos culturais do design. Projetica, 2(2), 96–104. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2011v2n2p96

Edição

Seção

Design: Educação, Cultura e Sociedade

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)