Mídias físicas na indústria fonográfica brasileira: uma abordagem gráfica e emocional do design

Autores

  • Eluanna Ribeiro das Neves Pereira Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Rogério Zanetti Gomes Universidade Estadual de Londrina - UEL https://orcid.org/0000-0003-2733-8426

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n1p220

Palavras-chave:

Indústria Fonográfica Brasileira, Design Gráfico, Design Emocional, Mídia Física

Resumo

O artigo investiga a indústria fonográfica brasileira quanto às mídias de reprodução musical e sua relação afetiva com o usuário. Apresenta um panorama histórico dos suportes gráficos utilizados e resgata parte da teoria do design emocional para compreender a interação do indivíduo com meios físicos e digitais. O levantamento de dados através de questionário virtual foi realizado juntamente à entrevista com o pesquisador Egeu Laus, a fim de verificar a relação do usuário com os suportes musicais, com enfoque na experiência obtida pela mídia física.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eluanna Ribeiro das Neves Pereira, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Graduação em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Londrina 

Rogério Zanetti Gomes, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente na Universidade Estadual de Londrina

Referências

CARVALHO, Ana Isabel Silva. A capa de livro: o objecto, o contexto, o processo. 2008. Dissertação (Mestrado em Design da Imagem) - Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto, Porto, Portugal, 2008.

CHAVES, Iana Garófalo; BITTENCOURT, João Paulo; TARALLI, Cibele Haddad. O design centrado no humano na atual pesquisa brasileira: uma análise através das perspectivas de Klaus Krippendorff e da IDEO. Holos, Natal, RN, ano 29, v. 6, p. 213-225, dez. 2013. Disponível em: http://www.redalyc.org/ articulo.oa?id=481548608018. Acesso em: 24 jul. 2018.

CORNUTTI, Camila. As capas de disco como registros visuais da Bossa Nova. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 33., 2010. Caxias do Sul, RS. Anais [...]. Caxias do Sul: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2010. p. 1-15,

DE MARCHI, Leonardo. A angústia do formato: uma história dos formatos fonográficos. E-Compós, Rio de Janeiro, RJ, v. 2, abr. 2005. DOI: https://doi. org/10.30962/ec.29.

ENGELEN, Eva-Maria. Significado e emoção. In: BAITELLO JUNIOR, Norval; WULF, Christoph (org.). Emoção e imaginação: os sentidos e as imagens em movimento. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014. p. 129-140.

FREAK SHOW BUSINESS. Capas dos discos da gravadora Elenco. Disponível em: https://freakshowbusiness.wordpress.com/. Acesso em: 24 jul. 2018.

FREITAS, Ranielder Fábio de; CARVALHO, Cintya Oliveira de; MENESCAL, Richarley Envangelista. Design emocional e o designer como interpretador de desejos e necessidades: revisão de literatura. Estudos em Design, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 1-18, 2010.

JANOTTI JUNIOR, Jeder. Mídia, música popular massiva e gêneros musicais: a produção de sentido no formato canção a partir de suas condições de produção e reconhecimento. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS: Associação Nacional de Programas de Pós-graduação em Comunicação, 15., 2006, Bauru, SP. Anais [...]. Bauru: UNESP, 2006. p. 1-12.

LAUS, Egeu. Capas de discos: os primeiros anos. In: CARDOSO, Rafael (org.). O design brasileiro antes do design: aspectos da história gráfica, 1870-1960. São Paulo: Cosac Naify, 2005. p. 296-336.

MARGOLIN, Victor. A experiência com os produtos. In: MARGOLIN, Victor. Políticas do artificial: ensaios e estudos sobre design. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2014. p. 55-80.

MONT’ALVÃO, Claudia.; DAMAZIO, Vera (org.). Design, ergonomia e emoção. Rio de Janeiro: Mauad X, 2008.

NASCIMENTO, Deise Rosa do. Design emocional: a linguagem dos sentimentos. Brasília: UNICEUB, 2009.

NIEMEYER, Lucy. Design atitudinal: uma abordagem projetual. In: MONT’ALVÃO, Claudia; DAMAZIO, Vera (org.). Design, ergonomia e emoção. Rio de Janeiro: Mauad X, 2008. p. 55-56.

NORMAN, Donald Arthur. Design emocional: por que adoramos (ou por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2008.

OLIVEIRA, Cauhana Tafarelo de; QUELUZ, Marilda Lopes Pinheiro. Design gráfico tropicalista: as capas de disco no contexto do Brasil da década de 1960. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS DA IMAGEM, 4., 2013, Londrina, PR. Anais [...]. Londrina: UEL, 2013. p. 652-670.

UNIVERSO DO VINIL. 21 de junho de 1948 o dia que nasceu o vinil e os seus 67 anos no Brasil. 2016. Disponível em: https://universodovinil.com. br/2016/04/17/21-de-junho-de-1948/. Acesso em: 24 jul. 2018.

VARGAS, Herom. Condições e contexto midiático do experimentalismo na MPB dos anos 1970. Intexto, Porto Alegre, RS, v. 2, n. 23, p. 87-102, jul./dez. 2010.

VELOSO, Caetano. (Tropicália): Caetano Veloso: vida e obra em Progresso. Caetano completo, blog. [S. l], 1968. Disponível em: http://caetanocompleto. blogspot.com/search/label/1967. Acesso em: 24 jul. 2018.

VIANNA, Luiz Fernando. Ainda bossa, ainda nova. Rio de Janeiro, RJ: Instituto Moreira Salles, 2018. Disponível em: https://ims.com.br/2018/03/29/aindabossa-ainda-nova/. Acesso em: 24 jul. 2018.

Downloads

Publicado

2021-05-25

Como Citar

Pereira, E. R. das N., & Gomes, R. Z. (2021). Mídias físicas na indústria fonográfica brasileira: uma abordagem gráfica e emocional do design. Projetica, 12(1), 220–245. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n1p220

Edição

Seção

Design: Educação, Cultura e Sociedade

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)