O design na cultura tradicional: ênfases e lacunas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2019v10n3p159

Palavras-chave:

Design de serviços, População indígena, Artesanato, Sistema Produto Serviço

Resumo

A identidade territorial indígena é um campo que precisa ser preservado. Estudar e compreender o comportamento desses povos ajuda o designer a projetar produtos e serviços que agreguem valor ao artesanato, fortaleça sua identidade e que permitam uma melhor comunicação dos indígenas com a sociedade sem interferir na sua cultura ou no seu fazer tradicional. Esta pesquisa utiliza uma Revisão Bibliográfica Sistemática e Assistemática no intuito de entender a relação entre Design de Serviços e Artesanato Indígena. Como resultado, foram identificados os modos de consumo do artesanato indígena, o acesso que o designer possui nessas comunidades tradicionais, o desejo que esses nativos possuem de propagar a sua cultura para além do seu território e as lacunas existentes sobre o tema. A consideração dessas lacunas potencializa a criação de soluções que ampliem o valor econômico gerado pelo artesanato indígena e que propaguem a sua cultura de forma co-criativa, sempre se preocupando com o consumo sustentável.

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Biografia do Autor

Milena Carneiro Alves, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestranda em Design na Universidade Federal do Paraná

Aguinaldo dos Santos, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professor doutor na Universidade Federal do Paraná

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Publicado

2019-12-12

Como Citar

Alves, M. C., & Santos, A. dos. (2019). O design na cultura tradicional: ênfases e lacunas. Projetica, 10(3), 159–174. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2019v10n3p159

Edição

Seção

Design: Educação, Cultura e Sociedade