Design editorial e imprensa comunitária: redesign de um jornal de bairro de Curitiba

Eunice Liu, Christopher Hammerschmidt, Ângela Mayume Oyafuso, Renata Schelbauer

Resumo


Este artigo relata o projeto de redesign do jornal de bairro Cidade Notícias, que circula em Curitiba. Primeiramente, apresentam-se dados de contextualização sobre o teor do jornal e aspectos gerais de sua apresentação visual. Em seguida, descrevem-se as etapas metodológicas, adaptadas da sequência relatada por Sless (2003): (1) delimitação do escopo; (2) análise de similares; (3) projeto e prototipagem; (4) conversação e refinamento; (5) especificação e produção; (6) monitoramento. A partir de tais definições, expõem-se detalhes acerca do trabalho de redesign, incluindo tópicos relacionados a formato, grid e layout, tipografia e redesign da marca. Como resultado, tem-se o novo padrão de diagramação e identidade visual de Cidade Notícias, aplicado à capa do jornal e a uma dupla de páginas internas, como modelo para edições futuras. Por fim, tecem-se algumas reflexões sobre o trabalho desenvolvido, bem como apontamentos para a continuidade do projeto.

Palavras-chave


Design editorial; Tipografia; Jornal

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2236-2207.2018v9n2Suplp333

Direitos autorais 2018 Projetica

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

 

Projética

Londrina/PR - Brasil
ISSN: 2236-2207

projetica@uel.br

 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional