A cor aplicada ao corpo: design, fotografia e cultura

Sérgio Antônio Silva

Resumo


O texto parte da premissa de que o design contemporâneo trabalha numa linha de pensamento que coloca o homem no centro do projeto. Essa concepção vem do livro Uomo al centro del progetto e de um artigo de Flaviano Celaschi intitulado “O corpo como matéria-prima do projeto”. Feita essa introdução, o texto define a noção de corpo como um campo de linguagem. Na sequência, aborda o tema da cor do corpo humano e também da cor aplicada ao corpo. Finalmente, propõe a análise de três projetos cujos temas têm a ver com essa relação do corpo com as cores, no campo da fotografia. A intenção é mostrar como cada um dos casos analisados, sob o ponto de vista do design, embora com percursos metodológicos, linguagens e resultados bastante distintos uns dos outros, trabalha a ideia do “corpo como matéria-prima do projeto”.

Palavras-chave


Design; Cor; Corpo

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2236-2207.2018v9n2Suplp255

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