Kidults, Mario Bros e Pikachu: uma breve análise sobre a influência da cultura pop japonesa no design

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2018v9n2Suplp197

Palavras-chave:

Design, Japanificação, Consumo Jovem

Resumo

O presente artigo discute as influências da cultura pop japonesa sobre a produção e consumo de design no Brasil, mais especificamente dentre os jovens adultos. São levantados dados sobre a história das relações culturais entre os dois países, bem como sobre as produções midiáticas de origem nipônica veiculadas em redes nacionais desde a década de 60 até os dias atuais, perpassando universos digitais, principalmente o dos videogames. São postas em pauta as consequências das influências dessas produções no consumo dos jovens adultos na contemporaneidade, interpretando suas ações de consumo pelo viés da teoria dos Kidults (FUREDI, 2004). Esta teoria é correlacionada à abordagem do design como proposta de Verganti (2012) no intento de compreender o contexto de produção de design influenciado pelo fenômeno da Japanificação (WEST, 2009). As linhas de produtos Vans e Havaianas estampadas pelo universo de Mario Bros são exemplos analisados sob a ótica das questões abordadas.

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Biografia do Autor

Michelle Cotrim, Universidade do Estado de Minas Gerais - UFMG

Mestre, Universidade do Estado de Minas Gerais

Anderson Horta, Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH

Doutor, atua no Centro Universitário de Belo Horizonte

Rita Aparecida da Conceição Ribeiro, Universidade do Estado de Minas Gerais - UFMG

Doutora, atua na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais

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Publicado

2018-11-12

Como Citar

Cotrim, M., Horta, A., & Ribeiro, R. A. da C. (2018). Kidults, Mario Bros e Pikachu: uma breve análise sobre a influência da cultura pop japonesa no design. Projetica, 9(2Supl), 197–216. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2018v9n2Suplp197

Edição

Seção

Suplemento P&D 2018