Aplicação de dispositivos estratégicos em Design Social no fortalecimento de identidade local

Autores

  • Anna Lúcia S. V. Silva Universidade Federal do Ceará - UFC https://orcid.org/0000-0003-2242-1925
  • Emilio Augusto Gomes de Oliveira Universidade Federal do Ceará - UFC
  • André Carvalho de Lima Queiroz Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Letícia dos Santos Cavalcante Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Alexander Carneiro Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2018v9n2Suplp143

Palavras-chave:

Dispositivos estratégicos, Design social, Identidade local

Resumo

O artigo trata de uma pesquisa aplicada na elaboração participativa de dispositivos estratégicos de design. O objetivo é o fortalecimento da identidade local de uma comunidade no bairro Pacheco, Caucaia, Ceará. Com uma demanda da associação de moradores em um contexto de vulnerabilidade econômica e precariedade ambiental na comunidade, o laboratório dá início a um processo de proposições e metodologias colaborativas, engajando a comunidade no reconhecimento de seu espaço e no resgate de sua história. São desenvolvidos dois dispositivos principais: o resgate da história do bairro, elaborado com os moradores mais antigos e um jogo colaborativo cujo tabuleiro é o bairro. Como resultado, pode-se verificar um crescente engajamento dos moradores à associação e a valorização de sua cultura.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Anna Lúcia S. V. Silva, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professora doutora na Universidade Federal do Ceará

Emilio Augusto Gomes de Oliveira, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Design, Universidade Federal do Ceará

André Carvalho de Lima Queiroz, Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduando na Universidade Federal do Ceará

Letícia dos Santos Cavalcante, Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduanda na Universidade Federal do Ceará

Alexander Carneiro, Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduando na Universidade Federal do Ceará

Referências

DUARTE, F. Crise das matrizes espaciais: arquitetura, cidades, geopolítica e tecnocultura. São Paulo: Perspectiva, 2002.

FREIRE, Karine de Mello. Design estratégico para a inovação cultural e social. São Paulo: Kazua, 2005.

IDEO. Design Kit: the human-centered design toolkit. EUA: IDEO, 2009. Disponível em: http://www.ideo.com/work/human-centered-design-toolkit/. Acesso em: 13 jul. 2013.

KRIPPENDORFF, Klaus. Design centrado no ser-humano = human-centered design: uma necessidade cultural = a cultural necessity. Estudos em Design, Rio de janeiro, v. 8, n. 3, p. 87-98, 2000.

MANZINI, Ezio. Design: quando todos fazem design, uma introdução ao design para inovação social. Tradução Luzia Araujo. São Leopoldo, RS: Ed. Unisinos, 2017.

TOLEDO, Renata Ferraz; JACOBI, Pedro Roberto. Pesquisa-ação e educação: compartilhando princípios na construção de conhecimentos e no fortalecimento comunitário para o enfrentamento de problemas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 34, n. 122, p. 155-173, jan./mar. 2013.

TRIPP, David. Pesquisa ação: uma introdução metodológica. Tradução Lélio Lourenço de Oliveira. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.

Downloads

Publicado

2018-11-12

Como Citar

Silva, A. L. S. V., Oliveira, E. A. G. de, Queiroz, A. C. de L., Cavalcante, L. dos S., & Carneiro, A. (2018). Aplicação de dispositivos estratégicos em Design Social no fortalecimento de identidade local. Projetica, 9(2Supl), 143–158. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2018v9n2Suplp143

Edição

Seção

Suplemento P&D 2018