Aplicação de dispositivos estratégicos em Design Social no fortalecimento de identidade local

Anna Lúcia S. V. Silva, Emilio Augusto Gomes de Oliveira, André Carvalho de Lima Queiroz, Letícia dos Santos Cavalcante, Alexander Carneiro

Resumo


O artigo trata de uma pesquisa aplicada na elaboração participativa de dispositivos estratégicos de design. O objetivo é o fortalecimento da identidade local de uma comunidade no bairro Pacheco, Caucaia, Ceará. Com uma demanda da associação de moradores em um contexto de vulnerabilidade econômica e precariedade ambiental na comunidade, o laboratório dá início a um processo de proposições e metodologias colaborativas, engajando a comunidade no reconhecimento de seu espaço e no resgate de sua história. São desenvolvidos dois dispositivos principais: o resgate da história do bairro, elaborado com os moradores mais antigos e um jogo colaborativo cujo tabuleiro é o bairro. Como resultado, pode-se verificar um crescente engajamento dos moradores à associação e a valorização de sua cultura.

Palavras-chave


Dispositivos estratégicos; Design social; Identidade local

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2236-2207.2018v9n2Suplp143

Direitos autorais 2018 Projetica

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

 

Projética

Londrina/PR - Brasil
ISSN: 2236-2207

projetica@uel.br

 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional