Gestão de design no retorno sobre investimento (ROI): uma revisão teórico-conceitual

Julia Letícia Sciamana, Virginia Borges Kistmann, Adriano Heemann

Resumo


Este artigo apresenta uma revisão teórico-conceitual que visa discutir a integração dos temas: gestão de design e retorno sobre investimento (ROI). O estudo é motivado pela constatação de que, apesar dos resultados positivos do impacto que as atividades de design geram para as empresas, gestores alegam existir ainda um déficit na comunicação entre designers (qualificadores) e executivos (quantificadores). Dessa forma, pesquisadores e designers buscam meios para validar o valor do design nos negócios. O método adotado apoia-se em uma revisão bibliográfica integrativa (revisão bibliográfica sistemática com uma revisão bibliográfica narrativa), apresentando como resultado um quadro teórico qual visa fomentar o objetivo deste estudo. Finalmente, a mensuração do impacto da gestão de design no ROI se mostra complexa. Lacunas são apontadas sobre o valor multifacetado do design.

Palavras-chave


Gestão de Design; Retorno sobre investimento; Mensuração; Negócios

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2236-2207.2018v9n2Suplp73

Direitos autorais 2018 Projetica

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

 

Projética

Londrina/PR - Brasil
ISSN: 2236-2207

projetica@uel.br

 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional