Tags de cor para identificação de cenas animadas em roteiro, Storyboard e Animatic

Autores

  • Cíntia Cardoso Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Wiliam Machado de Andrade Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC http://orcid.org/0000-0003-1660-8347
  • Flávio Andaló Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Milton Luiz Horn Vieira Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC https://orcid.org/0000-0002-6646-2799
  • Gustavo Eggert Boehs Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2020v11n2p255

Palavras-chave:

Tags de Cor, Animação Brasileira, Pré-produção

Resumo

A indústria brasileira de animação passa por momento de estímulos para sua produção, mas as oportunidades de financiamento e exibição não ponderam acerca dos métodos que cada estúdio utiliza para desenvolver as obras. O presente artigo traz uma proposta, por meio de tags de cor, de integração de três momentos da pré-produção (roteiro, storyboard e animatic), apresentando uma alternativa de identificação de trechos planejados nessas etapas, buscando economia de tempo ao conectar estratos narrativos de diferentes fases.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cíntia Cardoso, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Graduada em Design de Animação pela Universidade Federal de Santa Catarina

Wiliam Machado de Andrade, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina

Flávio Andaló, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Design e Expressao Gráfica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Professor da Universidade Federal de Santa Catarina

Milton Luiz Horn Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Professor na Universidade Federal de Santa Catarina

Gustavo Eggert Boehs, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Design e Expressao Gráfica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Professor da Universidade Federal de Santa Catarina

Referências

BASTOS, Dorinho; FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde. Psicodinâmica das cores em comunicação. 5. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2006.

BEANE, Andy. 3D animation essentials. Indiana: John Wiley & Sons, 2012.

BRASIL. Ministério da Cultura. Brasil lança maior número de animações em 22 anos. Brasília, DF: Ministério da Cultura, 2018. Disponível em http://www. cultura.gov.br/noticias-destaques/-/asset_publisher/OiKX3xlR9iTn/content/ brasil-lanca-maior-numero-de-animacoes-em-22-anos/10883. Acesso em: 25 set. 2018.

BYRNE, Mark T. The art of layout and storyboarding. Leixlip: Mark T. Byrne Publication, 1999.

COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

FOWLER, Mike S. Animation background layout: from student to professional. Miramichi: Fowler Cartooning Ink, 2002.

FRANCIS, Glebas. Directing the story: professional storytelling and storyboarding techniques for live action and animation. Burlington: Focal Press, 2009.

HALAS, John; SITO, Tom; WHITAKER, Harold. Timing for animation. 2. ed. Burlington: Focal Press, 2009.

HART, John. The art of the storyboard: a fi lmmaker’s introduction. Burlington: Focal Press, 2008.

JONES, Angie; OLIFF, Jamie. Thinking animation: bridging the gap between 2d and CG. Boston: Thomson, 2007.

KUNDERT-GIBBS, John; KUNDERT-GIBBS, Kristin. Action! Acting lessons for CG animators. Indiana: John Wiley & Sons, 2009.

MARX, Christy. Writing for animation, comics, and games. Burlington: Focal Press, 2007.

O’HAILEY, Tina. Hybrid animation: integrating 2D and 3D assets. Burlington: Focal Press, 2010.

PARENT, Rick. Computer animation: algorithms and techniques. San Francisco: Morgan Kaufmann Publising, 2002.

PEDROSA, Israel. Da cor a cor inexistente. 10. ed. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2009.

PURVES, Barry J. C. Stop motion: passion, process and performance. Burlington: Focal Press, 2008.

ROBERTS, Steve. Character animation fundamentals: developing skills for 2d and 3d character animation. Burlington: Focal Press, 2011.

SHAW, Susannah. Stop motion: craft skills for model animation. Burlington: Focal Press, 2004.

TEIXEIRA, Júlio Monteiro. Gestão visual de projetos: um modelo que utiliza o design para promover maior visualização ao processo de desenvolvimento de projetos. 2015. 330 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

THOMAS, Frank; JOHNSON, Ollie. The illusion of life: Disney animation. New York: Disney Editions, 1981.

VAUGHAN, William. Modeling. Berkeley: New Riders, 2012. Digital.

WEBSTER, Chris. Animation: the mechanics of motion. Burlington: Focal Press, 2005.

WHITE, Tony. Animation from pencils to pixels. Burlington: Focal Press, 2006.

WHITE, Tony. How to make animated fi lms. Burlington: Focal Press, 2009.

WHITE, Tony. The Animator’s workbook: step-by-step techniques of drawn animation. New York: Watson-Guptill Publications, 1988.

WINDER, Catherine; DOWLATABADI, Zahra. Producing animation. 2. ed. Burlington: Focal Press, 2011.

WRIGHT, Jean Ann. Animation writing and development: from script development to pitch. Burlington: Focal Press, 2005.

Downloads

Publicado

2020-08-31

Como Citar

Cardoso, C., Andrade, W. M. de, Andaló, F., Vieira, M. L. H., & Boehs, G. E. (2020). Tags de cor para identificação de cenas animadas em roteiro, Storyboard e Animatic. Projetica, 11(2), 255–280. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2020v11n2p255

Edição

Seção

Design Grafico: Imagem e Mídia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)