Reflexões sobre o uso da razão e da criatividade no atual ensino do design na Europa e nos tempos da Bauhaus

Claudio Boni, Mariana Petruccelli Pires, Ana Paula Cabral Sader, Paula da Cruz Landim

Resumo


Este artigo tem como objetivo trazer a reflexão acerca do atual ensino do design europeu, baseando-se na tese de doutorado desenvolvida por Katja Tschimmel, que se refere principalmente ao uso da criatividade. Para enaltecer a reflexão e facilitar o questionamento sobre as vertentes pedagógicas do ensino de design, foram utilizados, também, princípios apresentados por Edgar Morin. O atual ensino de design, mais especificamente o de Portugal, não propicia reflexão ao aluno sobre o seu aprendizado, condicionando-o, apenas, à especialidade projetual, e isso é aqui comparado com as abordagens utilizadas na Bauhaus. Não obstante, a criatividade e a razão, princípios básicos na atuação do designer, têm sido pouco estimuladas durante a graduação, o que pode acarretar má formação ao profissional de design.

Palavras-chave


Design; Criatividade; Ensino; Razão

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2236-2207.2019v10n2p81

Direitos autorais 2019 Projetica

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

 

Projética

Londrina/PR - Brasil
ISSN: 2236-2207

projetica@uel.br

 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional