Estudo de usabilidade das máquinas de costura industrial com alunos de graduação em moda

Autores

  • Raquel Pizzolato Cunha de Oliveira Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Alexandra Marcela Porto Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Claudia Crepaldi Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC https://orcid.org/0000-0003-0814-8301
  • Marcelo Gitirana Gomes Ferreira Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC https://orcid.org/0000-0003-1912-9982

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2020v11n1p81

Palavras-chave:

Teste de Usabilidade, Máquinas de Costura, Estudantes de Moda, Experiência do Usuário

Resumo

Este artigo teve por objetivo avaliar a usabilidade da máquina de costura reta industrial com alunos de um curso de graduação em moda, para verificar o quanto a usabilidade pode influenciar sobre o interesse destes alunos na prática da costura. Para tal, através de questionários e testes de usabilidade, pretendeu-se identificar obstáculos no uso das máquinas de costura por parte dos alunos e analisar como os níveis de familiarização com as máquinas industriais influenciam na experiência do usuário. Foram avaliados fatores como expectativa, experiência e sentimentos do usuário. Como resultado percebeu-se que fatores subjetivos como a percepção de agradabilidade, tomadas antes e depois da execução das tarefas se mostraram distintas, uma vez que o experimento permitiu ao participante desmistificar possíveis impressões e noções previamente estabelecidas. Contudo os resultados e sentimentos mais negativos foram atribuídos aos indivíduos leigos demonstrando que os níveis de familiarização com as máquinas industriais influenciam na experiência do usuário.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Raquel Pizzolato Cunha de Oliveira, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestre em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina

Alexandra Marcela Porto, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestre em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina

Claudia Crepaldi, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestre em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina

Marcelo Gitirana Gomes Ferreira, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Professor Associado da Universidade do Estado de Santa Catarina

Referências

ARAÚJO, Mário. Tecnologia do vestuário. Lisboa: Fundação Calouste Gulbe, 1996.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 9241-11: requisitos ergonômicos para o trabalho com dispositivos de interação visual. Rio de Janeiro: ABNT, 1998.

FALCÃO, Christianne.; SOARES, Marcelo. Usabilidade de produtos de consumo: uma análise dos conceitos, métodos e aplicações. Estudos em Design, Rio de Janeiro, v. 21, n. 2, p. 1-26, 2013.

HIX, Deborah; HARTSON, H Rex. Developing user interfaces: ensuring usability through product and process. New York: John Wiley and Sons, 1993.

MANUAL de instruções em português da máquina de costura. São Paulo: Janome do Brasil Comércio de Máquinas 2008.

MORAES, Anamaria; MONT’ALVÃO, Cláudia R. Ergonomia: conceitos e aplicações. Rio de Janeiro: iUsEr, 2003.

RUBIN, Jeffrey; CHISNELL, Dana. Handbook of usability testing: how to plan, design, and conduct effective tests. Indianapolis: Wiley, 2008.

TULLIS, Thomas; ALBERT, William. Measuring the user experience: collecting, analyzing, and presenting usability metrics. Burlington: Morgan Kaufmann Publishers, 2008.

Downloads

Publicado

2020-04-08

Como Citar

Oliveira, R. P. C. de, Porto, A. M., Crepaldi, C., & Ferreira, M. G. G. (2020). Estudo de usabilidade das máquinas de costura industrial com alunos de graduação em moda. Projetica, 11(1), 81–107. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2020v11n1p81

Edição

Seção

Ergonomia e Usabilidade

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)