Abordagem sistêmica no design de recursos educacionais digitais bilíngues (Libras/Português)

Laíse Miolo Moraes, Berenice Santos Gonçalves, Luiz Fernando Figueiredo

Resumo


Na produção de recursos educacionais bilíngues (Libras/Português) para estudantes surdos, o designer encontra-se em um sistema complexo que envolve uma equipe multidisciplinar: produtores multimídia, professores, tradutores e usuários surdos. O objetivo deste trabalho é explicitar o pensamento sistêmico nas atividades de projeto, mapeando as relações existentes na produção de materiais didáticos bilíngues do IFSC Palhoça. Assume-se uma abordagem descritiva, qualitativa, em que a coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada. Os resultados apontam para a necessidade de um olhar sistêmico por parte de todos os integrantes do processo e apresenta um diagrama sistêmico para a visualização do projeto de recursos educacionais bilíngues.

Palavras-chave


Abordagem sistêmica; Recursos educacionais digitais; Surdos; Diagramas

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2236-2207.2019v10n2p137

Direitos autorais 2019 Projetica

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

 

Projética

Londrina/PR - Brasil
ISSN: 2236-2207

projetica@uel.br

 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional