Figurino e cinema: uma experiência didática na formação acadêmica do designer de moda

Autores

  • Janote Pires Marques Faculdade Ateneu (FATE)
  • Regina Célia Santo de Almeida Faculdade Ateneu (FATE)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2018v9n1p39

Palavras-chave:

Figurino, Narrativa Fílmica, Design de Moda

Resumo

Esse artigo aborda o figurino de filmes e seu estudo na formação acadêmica do designer de moda. Os objetivos são compreender o figurino como elemento da narrativa fílmica e discutir uma proposta para a análise do figurino fílmico por acadêmicos do curso de Design de Moda. A pesquisa tem como base metodológica um estudo teórico dos elementos da narrativa fílmica e a constituição de procedimentos para análise da composição do figurino de filmes. Concluiu-se que situações didáticas criadas para estudo do figurino fílmico devem contemplar o contexto fílmico, a classificação do figurino do filme e a apropriação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Janote Pires Marques, Faculdade Ateneu (FATE)

Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor adjunto da Faculdade Ateneu (FATE), atuando nos cursos de Pedagogia e de Design de Moda.

Regina Célia Santo de Almeida, Faculdade Ateneu (FATE)

Mestrado em Politicas Públicas e Gestão da Educação Superior, UFC (2009). Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda - Faculdade Ateneu (FATE)

Downloads

Publicado

2018-07-11

Como Citar

Pires Marques, J., & Santo de Almeida, R. C. (2018). Figurino e cinema: uma experiência didática na formação acadêmica do designer de moda. Projetica, 9(1), 39–52. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2018v9n1p39

Edição

Seção

Design de Moda