A necessária inserção do design na educação básica, integrado à disciplina Artes

Annibal Gouvêa Franco, Simone Medeiros de Carvalho

Resumo


O presente artigo tem por objetivo mapear a presença de conteúdos de arte aplicada, com foco no design, nos currículos de artes do Ensino Fundamental de escolas públicas da RMBH, do 6º ao 9º ano. Também é apresentada a necessária inserção do design na educação básica, integrado à disciplina artes. A metodologia de pesquisa utilizada para conclusão deste presente estudo foi a pesquisa qualitativa por meio da análise documental. Conclui-se que a abordagem educacional do design é necessária, segundo os PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais (do Brasil) e do CBC - Currículo Básico Comum, em Arte - referente ao Estado de Minas Gerais. A educação, por meio do design, dentre os diversos benefícios proporcionados ao estudante, auxilia-o na compreensão da cultura insdustrial brasileira.

Palavras-chave


Currículo; Design; Educação

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2236-2207.2018v9n2p115

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