A necessária inserção do design na educação básica, integrado à disciplina Artes

Autores

  • Annibal Gouvêa Franco Universidade do Estado de Minas Gerais - UFMG
  • Simone Medeiros de Carvalho Universidade do Estado de Minas Gerais - UFMG https://orcid.org/0000-0002-8324-8006

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2018v9n2p115

Palavras-chave:

Currículo, Design, Educação

Resumo

O presente artigo tem por objetivo mapear a presença de conteúdos de arte aplicada, com foco no design, nos currículos de artes do Ensino Fundamental de escolas públicas da RMBH, do 6º ao 9º ano. Também é apresentada a necessária inserção do design na educação básica, integrado à disciplina artes. A metodologia de pesquisa utilizada para conclusão deste presente estudo foi a pesquisa qualitativa por meio da análise documental. Conclui-se que a abordagem educacional do design é necessária, segundo os PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais (do Brasil) e do CBC - Currículo Básico Comum, em Arte - referente ao Estado de Minas Gerais. A educação, por meio do design, dentre os diversos benefícios proporcionados ao estudante, auxilia-o na compreensão da cultura insdustrial brasileira.

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Biografia do Autor

Annibal Gouvêa Franco, Universidade do Estado de Minas Gerais - UFMG

Mestre em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais

Simone Medeiros de Carvalho, Universidade do Estado de Minas Gerais - UFMG

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

2018-12-17

Como Citar

Franco, A. G., & Carvalho, S. M. de. (2018). A necessária inserção do design na educação básica, integrado à disciplina Artes. Projetica, 9(2), 115–129. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2018v9n2p115

Edição

Seção

Design: Educação, Cultura e Sociedade

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