Reabilitação de edificação de interesse histórico e cultural e a identidade da moda catarinense

Autores

  • Douglas Heidtmann Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (Laguna)
  • Ariella Moreira Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (Laguna)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2015v6n2p158

Palavras-chave:

Arquitetura, Preservação, Moda

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o estudo realizado para a elaboração do projeto arquitetônico de um Bureau de Estilo em uma edificação de interesse histórico e cultural na cidade de Joinville/SC. O estudo desenvolvido parte da proposta de unir o patrimônio edificado de linguagem eclética à moda catarinense, setor reconhecido nacionalmente por sua produção têxtil, porém, que enfrenta um problema na consolidação de sua identidade. Neste contexto, devido à inquietação relacionada à falta de espaços para criação, pesquisa e divulgação da moda do estado, surge a ideia de um Bureau de Estilo como alternativa de incentivo. Para que esta proposta ocorra de forma fundamentada fez-se necessário revisar conceitos como Bureau de Estilo, relação entre moda e arquitetura, moda catarinense, patrimônio têxtil, reabilitação, assim como, análise da edificação preexistente e o seu entorno urbano. Por fim, foi possível desenvolver um projeto arquitetônico motivado pelas diretrizes projetuais, seguindo os princípios de distinguibilidade e reversibilidade, assim como, a proposta de um anexo estabelecida por meio de linguagem contemporânea, respeitando a leitura arquitetônica da edificação preexistente. Este estudo e projeto foram resultados do Trabalho de Conclusão de Curso da Universidade do Estado de Santa Catarina, curso de Arquitetura e Urbanismo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Douglas Heidtmann, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (Laguna)

Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil da UFSC. Professor na UDESC

Ariella Moreira, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (Laguna)

Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

Referências

AZEVEDO, P. O. A Restauração Arquitetônica entre o Passado e o Presente. Rua, v. 6. 2003, Disponível em: https://bit.ly/3obaGNo.

BEIRÃO FILHO, J. Modateca Digital: um sistema de informação. Modapalavra, Moda em Santa Catarina: história, críticas e perspectivas, v. 5, p. 57-71, 2008.

BRAGA, M. (Org.). Conservação e Restauro: arquitetura. Rio de Janeiro. 2003.

CALDAS, D. Observatório de Sinais: teoria e prática da pesquisa de tendências. Rio de Janeiro: SENAC-Rio, 2004.

CAMPOS, A.; GOMEZ, L. Tendências de moda e posicionamento de marca”, Modapalavra, Dossiê: Sustentabilidade & Moda: Interações possíveis para um novo paradigma, v. 13, p. 187-209, 2014.

CHANEL, C. The Colors Inside Chanel. 2014. Vídeo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TaCdAscgpU0.

DELGADO, M. J. F. C. S. A Requalificação Arquitetônica na Reabilitação de Edifícios: Critérios Exigências de Qualidade, Estudo de casos. 2008 Dissertação (Mestrado em reabilitação do patrimônio Edificado) -Univerisdade do Porto, Porto, 2008,

FFW. Portal Fashion Forward. Notícias, 2014. Disponível em: http://ffw.com.br/noticias/moda/exposicao-no-rio-mostra-como-a-italia-criou-uma identidade-de-moda-em-pouco-mais-de-50-anos/.

FIESC. Portal da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina: Santa Catarina em Dados. Florianópolis, 2013.

FLÔR, P. P.; UMEDA, G., M. Branding sensorial: a integração do marketing de experiências às estratégias de comunicação, In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 22., 2009. Curitiba. Anais... Curitiba, 2009.

FREITAS, V. Manual de Apoio ao Projecto de Reabilitação de Edifícios Antigos. Porto: Universidade do Porto, 2012.

GOULARTI, A. A formação econômica de Santa Catarina. Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 23, p. 977-1007, 2002

IBGE. Portal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2013. Disponível em: http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=420910.

IPPUJ. Joinville Cidade em Dados. 2013. Disponível em: https://bit.ly/3qqzCDl.html.

LEÃO, J. Os ‘Bureaux de Style’ e sua ótica sobre a produção de moda. In: WAJNMAN, S.; ALMEIDA, A. J. (ed.). Moda, Comunicação e Cultura: um olhar acadêmico. São Paulo: Arte e Ciência, 2005. p. 63-72.

OLIVA, G.; RODRIGUES, R. Branding, Pesquisa de Tendências e Direção Criativa na Gestão Estratégica de Marcas de Moda. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE INTEGRAÇÃO DO DESIGN, ENGENHARIA E GESTÃO PARA A INOVAÇÃO, 2., 2012, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2012.

RIBEIRO, T. Prada e Koolhaas. 2011, Dissertação (Mestrado Integrado em Arquitetura) - Universidade de Coimbra, Coimbra, 2011.
SANT’ANNA, M. et al. Moda, museu e história – novos horizontes para o profissional da Moda. Modapalavra, Moda em Santa Catarina: história, críticas e perspectivas, v. 5, p. 211-266, 2008.

SILVEIRA, I., MACIEL, D., Observatório Tecnológico da Moda. In: COLÓQUIO DE MODA, 9., 2013. Fortaleza. Disponível em: http://www.coloquiomoda.com.br/anais/anais/9-Coloquio-de-Moda_2013/ARTIGOS-DE-GT/Artigo-GT-Design-e-Processos-de-Producao-em-Moda/Observatorio-Tecnologico-da-Moda.pdf.

SCMC. Portal do projeto Santa Catarina Moda e Cultura. 2014, Disponível em: http://www.scmc.com.br/site/sobre.php.

VEGA PROJETOS [Escritório de Engenharia e Arquitetura]. Análise Histórica da Residência de Interesse Histórico e Cultural Villa Maria. Coordenada pela Arquiteta e Urbanista Anne Sotto. Joinville. 2013

Downloads

Publicado

2015-07-22

Como Citar

Heidtmann, D., & Moreira, A. (2015). Reabilitação de edificação de interesse histórico e cultural e a identidade da moda catarinense. Projetica, 6(2), 158–171. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2015v6n2p158

Edição

Seção

Edição Especial | IDEMI 2015

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.