Metaprojeto: revisão teórica da construção deste conceito e sua inserção no processo de design

Autores

  • Tobias Oliveira Camargo Universidade Vale dos Sinos - UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2015v6n3p57

Palavras-chave:

Design, Metodologia projetual, Cenários, Projeto

Resumo

Este artigo tem por objetivo promover uma discussão teórica preliminar sobre o metaprojeto e de que modo se relaciona com o processo de projeto do Design. Tratando-se de uma pesquisa exploratória delineada por uma pesquisa bibliográfica. Acompanhando a evolução do design e de suas metodologias, o metaprojeto representa uma plataforma para reflexão, compartilhamento e inovação com relevantes contribuições para a tomada de decisão das organizações e para a promoção de processos de inovação na organização. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tobias Oliveira Camargo, Universidade Vale dos Sinos - UNISINOS

Mestre em Design Estratégico pela Universidade UNISINOS 

Referências

BEST, K. Design management: management design estrategy, process and implementation. Lausanne: AVA Publishing, 2006.

BONSIEPE, G. Metodologia experimental: desenho industrial. Brasília: CNPq Editorial, 1986.

CARDOSO, R. Uma introdução à história do design. São Paulo: Blucher, 2008.

CELASCHI, F. Dentro al progetto: appunti di merceologia contemporanea. In: CELASCHI, F.; DESERTI, A. Design e innovazione: strumenti e pratiche per la ricerca applicata. Roma: Carocci, 2007. p. 1556.

CROSS, N. Design thinking: understanding how designers think and work. New York: Berg, 2011.

CUNHA, A. G. Dicionário etimológico da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lexikon, 2010.

DAY, G. S.; SCHOEMAKER, P. J. H.; GUNTHER, R. E. Gestão de tecnologias emergentes. Porto Alegre: Bookman, 2003. DESERTI, A. Intorno al progetto: concretizzare l’innovazione. In: CELASCHI, F.; DESERTI, A. Design e innovazione: strumenti e pratiche per la ricerca applicata. Roma: Carocci Editore, 2007. p. 57-121.

FLUSSER, V. O mundo codifi cado: por uma fi losofi a do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

FORTY, A. Objetos de desejo: design e sociedade desde 1750. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

FRASCARA, J. Communication design: principles, methods and practice. New York: Allworth Press, 2004.

ICSID - INTERNATIONAL COUNCIL OF SOCIETIES OF INDUSTRIAL DESIGN. Defi nition of design. Disponível em: http://www.icsid.org/ about/about/articles33.htm. Acesso em: 22 jun. 2015.

LÖBACH, B. Design industrial: bases para confi guração dos produtos industriais. Tradução de Freddy Van Camp. Rio de Janeiro: Edgard Blücher, 2001.

MANZINI, E.; JÉGOU, F. Design dos cenários. In: BERTOLA, P.; MANZINI, E. Design multiverso: notas de fenomenologia do design. Milano: Edizioni POLI.design, 2006. p. 189-207.

MERONI, A. Strategic design: where are we now? Refl ection around the foundations of a recent discipline. Strategic Design Research Journal, São Leopoldo, v. 1, n. 1, p. 31-38. 2008.

MORAES, D. Metaprojeto: o design do design. São Paulo: Blücher, 2010.

MOZOTA, B. B.; KLÖPSCH, C.; COSTA, F. C. X. Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.

TROCCHIANESI, R. Strutture narrative e metalinguaggi design oriented per la fruizione del patrimonio culturale. Tafter Journal, Roma, n. 10, 2008.

ZURLO, F. Design strategico. In: AA. VV. Gli spazi e le arti. Roma: Enciclopedia Treccani, 2010. v. IV.

Downloads

Publicado

2016-10-04

Como Citar

Camargo, T. O. (2016). Metaprojeto: revisão teórica da construção deste conceito e sua inserção no processo de design. Projetica, 6(3), 57–74. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2015v6n3p57

Edição

Seção

Artigos