Desenvolvimento de Personagens: a psicologia arquetípica como ferramenta de criação e concepção de personagens para uma série animada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2014v5n1p09

Palavras-chave:

Design de personagem, Psicologia arquetípica, Digital, Animação.

Resumo

A partir do desejo inato de contar histórias, o homem segue para as representações de seu cotidiano através do desenho, das esculturas, entre outros meios que permitem a ele se expressar. Essa partilha se torna cada dia mais simples, devido ao desenvolvimento das tecnologias e o retorno destas para a comunicação. Com foco nas mídias passíveis do uso da animação digital, este estudo preza pelo uso deste recurso para o desenvolvimento de uma série animada para o público infantil. Neste estudo de caso, buscou-se descrever o processo de desenvolvimento de uma ficha guia, direcionada à concepção de personagens animados, com base na psicologia arquetípica, para os profissionais do DesignLab, laboratório vinculado ao Programa de Graduação e Pós-graduação em Design, da Universidade Federal de Santa Catarina. Como resultado se obteve a criação dos perfis psicológicos dos personagens que farão parte da série projetada pelo laboratório.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Josiane Vieira Campos, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Paulo Henrique Wolf, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestrado em andamento em Design e Expressao Gráfica pela Universidade Federal de Santa Catarina

Milton Luiz Horn Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Engenharia de Produção. Proflessor da Universidade Federal de Santa Catarina

Referências

BOARETTO, Mônica Pascoal. A influência da videoarte sobre a identidade visual das vinhetas da MTV Brasil. Projética, Londrina, n.2, v.4. p. 39-66. jul./dez. 2013. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/15719/14234. Acesso em: 10 jun. 2014.

BUGAY, Nataska. Os Gatunos. 2004. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação e Expressão Visual) - Universidade Federal de Santa Catarina, 2004.

CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. São Paulo: Pensamento, 2007.

CAMPOS, Flavio de. Roteiros de cinema e televisão. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

JUNG. Carl Gustav. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

MOLETTA, Alex. Criação de curta-metragem em vídeo digital: uma proposta para produções de baixo custo. São Paulo: Summus, 2009.

NESTERIUK, Sérgio. Dramaturgia da série de animação. São Paulo: Animatv, 2011.

SEEGMILLER, Don. Digital character painting using Photoshop CS3. Massachusetts: Charles River Media, 2008.

VOGLER. Christopher. A jornada do escritor: estruturas míticas para escritores. 2.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

Campos, J. V., Wolf, P. H., & Vieira, M. L. H. (2014). Desenvolvimento de Personagens: a psicologia arquetípica como ferramenta de criação e concepção de personagens para uma série animada. Projetica, 5(1), 09–24. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2014v5n1p09

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)