Diálogo entre pós-graduação e graduação: a introdução do ensino do design de sistemas produto+serviço na UFPR

Aguinaldo dos Santos, Humberto Costa

Resumo


O presente artigo versa sobre o diálogo entre as pesquisas, no âmbito da pós-graduação, e o fluxo do conhecimento ali desenvolvido para o ensino do Design de Serviços na graduação. O tema central é o Design de Sistemas Produto + Serviço (PSS). Para a realização da pesquisa, efetuou-se um inventário dos trabalhos produzidos no programa de pós-graduação em design da UFPR - PPGDesign, bem como o levantamento de dados junto ao Banco de Teses e Dissertações da CAPES. Em ambos os casos, somente os trabalhos que tangem ao tema central foram considerados para o estudo. Foi traçado e demonstrado um breve panorama acerca da temática, com especial atenção às experiências no ensino do Design de Sistemas Produto+Serviço no âmbito da UFPR. Concluiu-se que a experiência obtida até o presente momento não é conclusiva quanto ao “syllabus” (conteúdo programático) que seria pertinente para o efetivo desenvolvimento de competências de graduandos quanto ao projeto de Serviços.

Palavras-chave


Sistemas Produto+Serviço (PSS), Design de Serviços, Ensino do Design de Serviços, Pesquisa em Design.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2236-2207.2014v5n1p243

Direitos autorais



 

Projética

Londrina/PR - Brasil
ISSN: 2236-2207

projetica@uel.br

 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional