O uso da Gestão de Design no fortalecimento da identidade de marca em uma empresa

Autores

  • Vanessa Constance Ambrosio Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Adriano Heemann Universidade Federal do Paraná - UFPR https://orcid.org/0000-0002-7029-4505

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2013v4n2p155

Palavras-chave:

Gestão de Design, identidade de marca, gestão de marca, métricas de marca

Resumo

Esse estudo tem como objetivo a análise de métricas de Gestão de Design. Tal objetivo poderá contribuir para a criação de uma ferramenta eficaz para administrar a gestão de marca e sua identidade para uma empresa ou organização. Para o embasamento teórico da pesquisa analítica, buscaram-se meios, através de uma pesquisa bibliográfica, para a mensuração da gestão de marca. Discutiu-se, por meio das métricas, se é possível fortalecer as marcas e sua gestão. E concluiu-se, que o design e sua gestão contribuem significativamente na diferenciação, contribuindo igualmente para o desenvolvimento de uma marca. Argumentou-se que, à Gestão de Design e à seu responsável é imputada a responsabilidade de articulação que oriente e crie premissas e, portanto, insira a cultura do design a fim de alcançar o sucesso e o crescimento do valor da marca da empresa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vanessa Constance Ambrosio, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Especialização em Embalagem – Projeto & Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Servidora pública federal e atua como designer gráfico na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Adriano Heemann, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Engenharia Mecânica pela TU Braunschweig - Alemanha. Professor da Universidade Federal do Paraná 

Referências

AAKER, David A. Managing Brand Equity. New York: Free Press, 1991.

BEST, Kathryn. Design management: managing design strategy, process and implementation. Lausanne, Switzerland: AVA Publishing, c2006.

BEST, Kathryn. What can Design Bring to Strategy? designing thinking as a tool for innovation and change. Rotterdam: Centre for Applied Research in Brand, Reputation and Design Management (CBRD) at Inholland University of Applied Research, 2011.

CARNEIRO, Levi. Marca corporativa: um universo em expansão. Belo Horizonte: Troiano Consultoria de Marca. Disponível em: http://brandinsights.com.br/arquivos/2009/08/Levi-Carneiro-MarcaCorporativa-um-universo-em-expsansao.pdf. Acessado em: 19 jan. 2013.

FASCIONI, Ligia. DNA empresarial - identidade corporativa como referência estratégica. São Paulo: Integrare Editora, 2010.

KOTLER, Philip; PFOERTSCH, Waldemar. Gestão de marcas em mercados B2B. Porto Alegre: Bookman, 2008.

KOTLER, Philip. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, c2010.

KOTLER, Philip; LEE, Nancy. Marketing no setor público: um guia para um desempenho mais eficaz. São Paulo: Bookman, 2008.

CENTRO PORTUGUÊS DE DESIGN. Manual de gestão de design. Porto, 1997. (Coleção Design, Tecnologia e Gestão, 6).

MARTINS, Gilberto de Andrade. Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas. A Gestão de Design como estratégia organizacional: um modelo de integração do design em organizações. 2004. 202 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) –– Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas; MERINO, Eugenio Andrés Diaz. Gestão de design como estratégia organizacional. Londrina: EDUEL, 2011.

NEUMEIER, Marty. A empresa orientada pelo design: como construir uma cultura de inovação permanente. Porto Alegre: Bookman, 2010.

NEUMEIER, Marty. The brand gap (o abismo da marca) – como construir a ponte entre a estratégia e o design. Porto Alegre: Bookman, 2008.

MOZOTA, Brigitte Borja de. Gestão do Design: usando design para construir valor de marca e inovação empresarial. Porto Alegre: Bookman, 2003.

RODRIGUES, William Costa. Metodologia Científica. Paracambi: FAETEC, IST, 2007. 40 slides, p&b.

WHEELER, Alina. Design de identidade da marca – guia essencial para toda a equipe de gestão de marca. Porto Alegre: Bookman, 2012.

Downloads

Publicado

2014-04-14

Como Citar

Ambrosio, V. C., & Heemann, A. (2014). O uso da Gestão de Design no fortalecimento da identidade de marca em uma empresa. Projetica, 4(2), 155–178. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2013v4n2p155

Edição

Seção

Design: Conhecimento, Gestão e Tecnologia