Design e comunicação publicitária no contexto da indústria cultural

Alexandre Jose Muller Kegler

Resumo


O ser humano se distingue dos outros seres vivos por suas aptidões intelectuais e capacidades físicas que ao serem aliadas permitiram a criação de todos os objetos presentes na superfície da terra e até mesmo alguns para serem usados fora do planeta. Todo objeto criado precisa vencer a barreira das ideias e ser produzido dentro de uma lógica de aceitação cultural que tende a receber bem os objetos de costume e suas melhorias, e a desconfiar do absolutamente novo, pois tudo que é criado passa por um processo complexo de aceitação e fixação na mente das pessoa. Neste contexto o design atua como produtor de ideias e a comunicação publicitária atua como um mediador entre o produto criado e o consumidor através dos mais variados meios e todo esse processo se organiza no que podemos chamar de indústria cultural.

Palavras-chave


Comunicação Publicitária; Design; Industria Cultural; Signo

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2236-2207.2013v4n2p29

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