O Processo de Desenvolvimento de Produtos de Moda baseado no Design Thinking um estudo de caso

Autores

  • Mariana Xavier Cardoso Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Ana Paula Perfetto Demarchi Universidade Estadual de Londrina - UEL https://orcid.org/0000-0001-9087-5254

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n2p51

Palavras-chave:

Processo de desenvolvimento de produtos, Indústria de confecção, Design thinking.

Resumo

O presente artigo trata do processo de desenvolvimento de produtos de moda, um processo que está diante de mudanças velozes e constantes troca de informações. Perante esse cenário, uma abordagem se destaca: o design thinking. Com isso, este artigo pretende estruturar e sugerir melhorias ao processo de desenvolvimento de produtos de uma indústria de confecção, baseado no Design Thinking. Para tanto foi feito o diagnóstico do processo de desenvolvimento de produtos e uma proposta de intervenção com o intuito de fortalecer os pontos fracos identificados por meio da análise realizada.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mariana Xavier Cardoso, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Pós-graduanda em Gestão Estratégica de Design pela  Universidade Estadual de Londrina

Ana Paula Perfetto Demarchi, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Professora Doutora da  Universidade Estadual de Londrina - UEL

Referências

BROWN, T. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas idéias (Elsevier, Eds.). p.249. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

COOPER, Rachel, JUNGINGER, Sabine, LOCKWOOD, Thomas. Design Thinking and design management: A research and practice perspective. In LOCKWOOD, Thomas. Design thinking: Integrating innovation, customer experience, and brand value. New York: Allworth Press, 2006.

DEMARCHI, A. P. P. Gestão Estratégica de Design com a abordagem de design thinking: proposta de um Sistema de Produção do Conhecimento: 2010, 278 f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

DEMARCHI, Ana P., FORNASIER, Cleuza, MARTINS, Rosane. Processo de Gestão Estratégica de Design com a Abordagem de Design Thinking: Estudo de Caso Coasol. In: Design Management, 2012. Barcelona.

EMÍDIO, Lucimar de Fátima Bilmaia. A Gestão de Design como Ferramenta Estratégica para MPES do Vestuário de Moda. 2006. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2006.

JORDAN, Marisa Beatriz Poletto. Processo de desenvolvimento de produto: um estudo para a indústria têxtil. Porto Alegre, 2004. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

LOCKWOOD, Thomas. Design thinking: Integrating innovation, customer experience, and brand value. New York: Allworth Press, 2009. 285 p.

MARTIN, R. The design of business: Why design thinking is the next competitive advantage. Boston: Harvard Bussiness Press, 2009.

MONTEMEZZO, Maria Celeste F. S. Diretrizes Metodológicas para o Projeto de Produtos de Moda no Âmbito Acadêmico. 2003. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2003.

MONTEMEZZO, Maria Celeste F. S. A Síntese Visual como Ferramenta Projetual para a Concepção de Produtos de Moda. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM DESIGN, 4, 2007. Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPED, 2007.

PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica e filosofia. São Paulo, Cultrix, Editora Universidade de São Paulo, 1975.

ROZENFELD, H. et. Al. Gestão do Desenvolvimento de Produtos - Uma referência para a melhoria do processo. Ed. Saraiva, 2006.

Downloads

Publicado

2013-03-20

Como Citar

Cardoso, M. X., & Demarchi, A. P. P. (2013). O Processo de Desenvolvimento de Produtos de Moda baseado no Design Thinking um estudo de caso. Projetica, 3(2), 51–65. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n2p51

Edição

Seção

Design de Moda

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>