O uso da fotografia no livro infantil

Autores

  • Patricia Kiss Spinelli Universidade Estadual "Júlio Mesquita Filho" Unesp, Bauru
  • Marizilda dos Santos Menezes Universidade Estadual "Júlio Mesquita Filho" Unesp, Bauru
  • Luis Carlos Paschoarelli Universidade Estadual "Júlio Mesquita Filho" Unesp, Bauru https://orcid.org/0000-0002-4685-0508

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n1p231

Palavras-chave:

Fotografia, Leitura de imagem, Livro infantil, Contradança

Resumo

O artigo discute o uso da imagem fotográfica em livros infantis. Faz um levantamento da proporção de livros infantis no Brasil que utilizam a imagem fotográfica, assim como em que categorias de livros são aplicadas. Elabora uma discussão analítica partindo do exemplo do livro Contradança de Roger Mello, argumentando sobre algumas características do uso da imagem fotográfica na literatura voltada para crianças.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patricia Kiss Spinelli, Universidade Estadual "Júlio Mesquita Filho" Unesp, Bauru

Especialista pela UNESP - Bauru

Marizilda dos Santos Menezes, Universidade Estadual "Júlio Mesquita Filho" Unesp, Bauru

Professora  Doutora na UNESP - Bauru

Luis Carlos Paschoarelli, Universidade Estadual "Júlio Mesquita Filho" Unesp, Bauru

Livre Docência na UNESP - Bauru

Referências

AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul .Imagem. São Paulo: Editora: Bookman, 2009.

AZEVEDO, Ricardo. Livros para crianças e literaturas infantil: convergências e dissonâncias.1999. Disponível em http://www.ricardoazevedo.com.br/palestras.htm, acessado em julho de 2011.

CAMARGO, Luiz. A ilustração no livro infantil. Belo Horizonte: Editora Lê, 1998

DOMICIANO, Cássia Letícia Carraro. Livros infantis sem textos: dos pré-livros aos livros ilustrados. 2008. Tese (Doutorado) - Universidade do Minho, Guimarães, 2008.

HOLLIS, Richard. Design gráfico: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Campinas: Papirus, 2000.

KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer história com imagens: arte e cultura visual. ArtCultura, Uberlândia, MG, v.8, n.12, p. 97-115, 2006.

MELLO, Roger. Contradança. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2011.

SANTAELLA, Lúcia & NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo, Iluminaras, 1999.

SANTOS, Maria & NAVAS, Ana. Distúrbios da leitura e da escrita: teoria e prática. Barueri: Editora Manole, 2002.

SARDELICH, Maria Emília. Leitura de imagens, cultura visual e prática educativa. Caderno de Pesquisa, São Paulo, SP, v.36, n.128, p. 451-472, 2006.

WADSWORTH, Barry. Inteligência e Afetividade da Criança na Teoria de Piaget, 5a ed. São Paulo: Pioneira. 1997.

WERNECK, Regina Yolanda. A importância da imagem nos livros. In: SANDRONI, Laura C.; MACHADO, Luiz P. A criança e o livro. Guia prático de estímulo à leitura. São Paulo: Ática, 1986.

Downloads

Publicado

2012-09-04

Como Citar

Spinelli, P. K., Menezes, M. dos S., & Paschoarelli, L. C. (2012). O uso da fotografia no livro infantil. Projetica, 3(1), 231–240. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n1p231

Edição

Seção

Design: Educação, Cultura e Sociedade

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>