Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Declaro que o presente trabalho, que ora estou submetendo à Revista Portal de Cartografia das Geociências, é original e inédito; ou seja, que o mesmo não foi publicado por qualquer outro periódico ou mecanismo de divulgação, incluindo mídia impressa ou eletrônica.
  • Comprometo-me a não submeter o presente trabalho a outro periódico ou qualquer outro meio de divulgação. Declaro estar ciente de que essa obrigatoriedade cessa apenas, e tão somente, quando eu solicitar o arquivamento deste trabalho, e que tal solicitação deverá ser comunicada por escrito ao Editor-chefe da Revista Portal de Cartografia das Geociências.
  • Confirmo que estou enviando meu trabalho em arquivo no formato Microsoft Office Word (2003).
  • Confirmo que o trabalho está formatado segundo as normas deste periódico constantes nas "DIRETRIZES PARA AUTORES".
  • Confirmo que as ilustrações estão no formato JPEG ou TIFF (em resolução, mínima, compatível para perfeita visualização quando impressa) e que foram devidamente inseridas no texto, com legendas e numeração correta.
  • Confirmo que, caso tenha utilizado quadros no presente trabalho (obs.: tabelas deverão ser transformadas em quadros), os mesmos foram gerados através da ferramenta “tabela” disponível no Microsoft Office Word.
  • Confirmo que fórmulas e equações, porventura utilizadas neste trabalho, foram elaboradas através do Equation Editor (ferramenta disponível no Microsoft Office Word).

Diretrizes para Autores

NORMAS EDITORIAIS

Os trabalhos devem ser originais.
Ao enviarem seus textos para avaliação, os autores se comprometem, tacitamente, a não submeterem o mesmo material a outro periódico; preservando o caráter inédito do mesmo.
Em casos especiais (trabalhos históricos, relevantes ou de resgate, devido à exigüidade dos periódicos originais) os trabalhos poderão ser aceitos, após avaliação do Conselho Editorial.

O conteúdo dos textos é de exclusiva responsabilidade dos autores.

É de responsabilidade dos autorescorreção ortográfica e gramatical, a revisão da digitação, bem como a formatação do texto, conforme as orientações aqui explicitadas.
O Conselho Editorial reserva-se o direito de realizar eventuais alterações nos originais, com a finalidade de manter a homogeneidade e qualidade deste periódico; sem que seja necessário submeter tais remodelações à aprovação dos autores.

Os trabalhos são recebidos em fluxo contínuo e devem ser enviados, exclusivamente, por este sistema SEER.
Para isso, o autor deverá acessar o endereço eletrônico em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/portalcartografia/user/register e preencher o cadastro:
1-Digite seu nome de maneira completa e sem abreviações;
2-Atençãonão preencha o quadro “pronome de tratamento”, deixe-o em branco;
3-Preencha de maneira completa o quadro “instituição/afiliação”;
4-Preencha de maneira completa o quadro “resumo da biografia” (pode-se reproduzir o resumo do currículo Lattes).
5-Certifique-se de ter preenchido todos os quadros corretamente e salve as informações (botão verde “cadastrar).

6-Em seguida, acesse o sistema (digitando seu login e senha através da aba “ACESSO”) e siga as instruções para iniciar a nova submissão (não se esqueça de "salvar e continuar" a cada página).

ATENÇÃO!

INFORMAÇÃO FUNDAMENTAL!

Durante a submissão eletrônica do trabalho, no item:

"Passo 4. Transferência de documentos suplementares"

o autor, responsável pela submissão, deverá anexar um arquivo, na opção “transferir documentos suplementares”; no qual, em uma única página, deverá constar a autoria do trabalho; com a seguinte formatação:
1ª linha: Nome completo do 1º autor (sem abreviações);
2ª linha: Formação (graduação). Titulação (Mestre ou Doutor) e Instituição onde obteve o título (sigla). Vinculação profissional (universidade, instituto de pesquisa, organização, etc.), endereço completo (logradouro, número, local, caixa postal, CEP, cidade e estado) e endereço eletrônico (estes dois últimos não serão divulgados).

Para dois ou mais autores (cinco autores no máximo), repetir o mesmo formato, separando cada conjunto por um espaço de 01 linha (parágrafo).

As matérias tratadas, bem como as opiniões emitidas pelos autores, são de suas exclusivas responsabilidades.

FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS

Os trabalhos deverão ser digitados no software Microsoft Office Word 2003.

(Se o trabalho foi elaborado numa versão mais atual; por favor, salve na versão solicitada antes do envio; pois muitos revisores ainda preferem trabalhar na versão 2003)

CONFIGURAÇÃO DA PÁGINA:

  • Tamanho do papel: A4;
  • Orientação retrato (para todo o trabalho);
  • Margens: superior, inferior, esquerda e direita = 2,5 cm;
  • Cabeçalho e rodapé 1,25 cm;
  • Sem paginação (não paginar!);
  • Fonte Arial
  • Tamanho da fonte: 11, normal.

ESTRUTURA:

Título do trabalho: todo em letras maiúsculas, negrito, centralizado, fonte Arial, tamanho da fonte 11;

Dar espaço de 01 linha (parágrafo);

Título em inglês: todo em letras maiúsculas, centralizado, fonte Arial, tamanho da fonte 11, itálico (sem negrito);

Dar espaço de 02 linhas (parágrafos);

RESUMO: Resumo é definido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), norma NBR 6028, como "apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto"; ou seja, contém de modo sucinto os pontos mais importantes de um trabalho, como: assunto, objetivos e conclusões do autor. Possibilita ao leitor decidir sobre a conveniência de ler ou não o texto completo. É importante levar em consideração os seguintes pontos: escrever de forma impessoal, com o verbo na voz ativa (terceira pessoa do singular); redigir em um único parágrafo, não apresentar opinião, usar frases completas e não uma seqüência de títulos ou tópicos, apresentar na primeira frase o assunto tratado (caso o título não esclareça o suficiente), deve-se ressaltar os objetivos, os métodos, os resultados e as conclusões do trabalho. O alinhamento deve estar justificado, tamanho da fonte 10, espaçamento de entrelinhas simples, e espaçamento 0 pt antes e 0 pt depois, em parágrafo único, contendo, no máximo, 250 palavras em texto corrido (sem ilustrações ou citações).

Dar espaço de 01 linha (parágrafo);

Palavras-chave: formatação idêntica à do resumo, com até cinco descritores, separados por vírgulas.

Dar espaço de 01 linha (parágrafo);

ABSTRACT: É a tradução, ou versão, do resumo para a língua inglesa. Deverá seguir a mesma formatação da versão em português; acrescida do estilo itálico (a norma da revista é grafar todas as palavras de outros idiomas em itálico).

Dar espaço de 01 linha (parágrafo);

Keywords: formatação idêntica à das palavras-chave, acrescida do estilo itálico;

Não dar espaço de linha (parágrafo) entre o keywords e o primeiro item do texto (INTRODUÇÃO).

ITENS E SUBITENS DO TEXTO:

Sem recuo inicial de parágrafo, sem numeração, em negrito, alinhamento justificado, Fonte Arial, tamanho da fonte 11, espaçamento de entrelinhas 1,5 linha, espaçamento 30 pt antes e 12 pt depois. Os Itens principais deverão ser grafados em letras maiúsculas; os subitens em letras minúsculas (exceto a palavra inicial da frase e as palavras iniciadas, por regra, em maiúsculo).

O texto corrido dos artigos deve conter: introduçãodesenvolvimentoconclusão como estruturação mínima. Entre os itens ou subitens e os parágrafos de texto corrido não deve ser dado espaço; pois a formatação aplicada já permitirá o destaque entre os mesmos.

texto corrido deverá ser formatado da seguinte maneira:

  • fonte Arial;
  • tamanho da fonte: 11 normal;
  • alinhamento justificado;
  • recuo especial na primeira linha de cada parágrafo por 2 cm;
  • espaçamento de entrelinhas 1,5 linha;
  • espaçamento 0 pt antes e 06 pt depois.
  • Entre os parágrafos de texto não deve ser dado espaço; pois a formatação aplicada já permitirá o destaque entre os mesmos.

Devido às dificuldades de formatação, na fase de edição do periódico, não serão permitidas notas de rodapé.
Informações ou citações adicionais deverão ser feitas no próprio texto, de maneira integrada à redação.

Fórmulas e equações: devem ser elaboradas através do Equation Editor (ferramenta disponível no Microsoft Office Word). Os símbolos e as abreviaturas utilizadas nas fórmulas e equações, ou qualquer parte do texto, devem ser explicados ou explicitados quando de sua primeira citação.

Terminologias em outros idiomas: devem ser evitadas. Porém, se utilizadas, devem ser grafadas em itálico.

Citações diretas: de outro autor (cópia textual):
- até 03 linhas deverá estar entre aspas no texto corrido normalmente;
- acima de 03 linhas deverá ser formatada da seguinte maneira: alinhamento justificado, tamanho da fonte 10, recuo esquerdo do parágrafo de 4,0 cm, sem recuo especial de primeira linha, espaçamento de entrelinhas simples, e espaçamento 0 pt. antes e 12 pt. depois. A citação deverá ser iniciada pelo símbolo “[...]” se for fragmento de frase e deverá manter uma subordinação de contexto; devendo ser finalizada pela  referência bibliográfica utilizada.

Ilustrações: deverão estar destacadas no texto por espaço de uma linha (parágrafo com as mesmas configurações do item anterior). Todas as ilustrações (figuras, fotografias, desenhos, gráficos, mapas, quadros, etc.), devem ser inseridas em seus devidos locais no texto, centralizadas na página e acompanhadas das respectivas legendas ou títulos. As identificações, legendas ou títulos das ilustrações deverão estar balizadas (acompanhando os limites das larguras das ilustrações), imediatamente abaixo das mesmas; com tamanho de fonte 10; espaçamento de entrelinhas simples, e espaçamento 6 pt antes e 6 pt depois. As ilustrações deverão estar no formato JPEG ou TIFF (em resolução, mínima, compatível para perfeita visualização quando impressa). As mesmas deverão conter numeração seqüencial (em negrito), conforme ordem no texto. As ilustrações coloridas serão preservadas na versão digital da revista.

Referências: As referências bibliográficas citadas no texto deverão ser arroladas neste item (em ordem alfabética) mantendo a seguinte formatação:

  • fonte Arial;
  • tamanho da fonte: 11 normal;
  • alinhamento à esquerda;
  • espaçamento de entrelinhas simples;
  • espaçamento 0 pt antes e 6 pt depois.
  • Os títulos de trabalhos ou periódicos, conforme o caso, deverão ser grafados em negrito (não utilizar itálico). As referências devem seguir as normas da ABNT. (ver exemplos abaixo)
  • Deverão ser relacionadas todas, e tão somente, as citações textuais.

Agradecimentos: agradecimentos a auxílios recebidos para a elaboração do trabalho ou mesmo a pessoas deverão ser mencionados no final do trabalho, após o item “REFERÊNCIAS”.

___________________________________________________________

Abaixo, apresentamos alguns exemplos de normatização (ABNT) das referências.
Para facilitar a consulta, esses exemplos foram subdivididos por tipos de obras (livros, capítulos de livro, artigos, resenhas, eventos (anais, resumos,proceedings), monografias, apostilas, relatórios técnicos, anuários estatísticos e censos, matérias de jornal, documentação jurídica, documentação cartográfica, material áudio-visual, documentação eletrônica, e softwares):

 

Livros

AUTOR(es). Título. edição (a partir da segunda). Cidade: Editora, ano de publicação.

ARCHELA, Rosely Sampaio; GOMES, Marquiana de Freitas Vilas Boas. Geografia para o Ensino Médio: manual de aulas práticas. 3 ed. Curitiba: ARAMIS CHAIN, 2007.

 

Capítulos de Livro

AUTOR(es) do capítulo. Título da parte referenciada. In: AUTOR(es) da obra (ou editor etc.) Título da obra. Cidade: Editora, ano de publicação. paginação da parte referenciada.

SALVI, Rosana Figueiredo; ARCHELA, Edison; ARCHELA, Rosely Sampaio. Breve descrição da formação do território paranaense. In: FRESCA, Tânia Maria; SALVI, Rosana Figueiredo; ARCHELA, Rosely Sampaio. (Org.) Dimensões do espaço paranaense. 2. ed. Londrina: EDUEL, 2006. p. 193-210. (Série: Geografia em Movimento, n. 2).

ELY, Deise Fabiana. Aquecimento global e mudanças climáticas na mídia impressa: um debate científico? In: KATUTA, Ângela Massumi; ELY, Deise Fabiana; PAULINO, Eliane Tomiasi; CUNHA, Fabio Cesar Alves da; ANTONELLO, Ideni Terezinha. (Org.) Geografia e mídia impressa. Londrina: Moriá, 2009. p. 127-146.

 

Artigos

AUTOR(es). Título do artigo. Título do periódico, Cidade de publicação do periódico, volume, número ou fascículo, paginação do artigo, mês e ano de publicação.

BIGARELLA, João José. Aspectos ambientais e poluição no Paraná. Geografia (Londrina), Londrina, v. 3, n. 3, p. 1-28, dez. 1986.

STIPP, Nilza Aparecida Freres; MENDONCA, F. A.; CAMPOS, Ricardo Aparecido. O potencial de erosão de uma bacia hidrográfica: utilização da Equação Universal de Perda de Solos (EUPS) como ferramenta de gestão ambiental.Geografia (Londrina), Londrina, v. 20, n. 2, p. 29-51, 2011.

 

Resenhas

AUTOR(es) da obra resenhada. Título: da obra resenhada. Cidade de publicação da obra: Editora; ano. Resenha de: RESENHISTA, Nome do. Periódico, Cidade, volume, número ou fascículo, paginação da resenha, mês e ano de publicação.

LÉVY, Pierre. A conexão planetária: o mercado, o ciberespaço, a consciência. São Paulo: 34; 2001. Resenha de: MARANDOLA JR., Eduardo. Geografia (Londrina), Londrina, v. 12, n. 2, p. 193-196, jul./dez. 2003.

 

Eventos (congressos, seminários, simpósios e outros)

AUTOR(es). Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, nº do evento, ano, Cidade de realização do evento. Tipo de publicação gerada pelo evento... Cidade da publicação: Editora ou Instituição responsável pela publicação, ano de edição (nem sempre é o mesmo do evento). Paginação do trabalho ou resumo.

ANTONELLO, Ideni Terezinha. Expectativa do planejamento participativo no Brasil - Planos Diretores de Cidades. In: COLOQUIO INTERNACIONAL DE GEOCRITICA- LA PLANIFICACIÓN TERRITORIAL Y EL URBANISMO DESDE, 11, 2010, Buenos Aires. Actas... Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires - UBÁ, 2010. p. 1-15.

ASARI, Alice Yatiyo; TSUKAMOTO, Ruth Youko. Migração e território. As associações nipo-brasileiras do Norte do Paraná.In: ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA - EGAL, 12, 2009, Montevidéu. Anais... Montevidéu: Universidade de la Republica, 2009. p. 01-12.

 

Monografias

AUTOR. Título: inclui subtítulo se houver. ano. total de páginas. Tipo (Grau) - Instituição (Faculdade e Universidade) onde foi defendida, Cidade.

ELY, Deise Fabiana. Teoria e método da climatologia geográfica brasileira: uma abordagem sobre seus discursos e práticas. 2006. 208 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente.

LIMA, Rosely Maria de. A modernidade no Norte do Paraná: a implantação de Londrina, 1929-1951. 2001. 89 f. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

 

Apostilas e similares

AUTOR(es). Título: inclui subtítulo se houver. Cidade, ano. paginação. Dados sobre curso e instituição.

SOUZA, S. B.; MARUCCI, M. F. N. (Coord.). Nutrição na 3ª idade. São Paulo, 1993, 35 p. Apostila do Curso de Difusão Cultural Nutrição na 3ª Idade – Faculdade de Saúde Pública da USP.

 

Relatórios técnicos e científicos

AUTOR(es) pessoal ou institucional. Título do relatório. Cidade; ano. paginação. (Nota de série, se existir).

CETESB - Companhia Estadual de Tecnologia de Saneamento Ambiental. Bacia hidrográfica do Ribeirão Pinheiros: relatório técnico. São Paulo: CETESB, 1994. 39 p.

 

Anuários estatísticos e censos

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico: resultados preliminares - São Paulo. Rio de Janeiro, 1982. v. 1, n. 4. (8º Recenseamento Geral do Brasil).

 

Matérias de jornal

AUTOR(es). Título da matéria ou artigo. Título do Jornal, Cidade, dia, mês e ano. Seção (ou caderno) e paginação.

AB'SÁBER, Aziz. A quem serve a transposição? Folha de São Paulo, São Paulo, 20 fev. 2005. Tendências e Debates. p. 2.

 

Documentação jurídica

Constituição

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

 

Emenda

BRASIL. Constituição (1988). Emenda constitucional n.º 9, de 9 de novembro de 1995. Dá nova redação ao art. 177 da Constituição Federal, alterando e inserindo parágrafos. Lex-Coletânea de Legislação e Jurisprudência, São Paulo, v. 59, p. 1966, out./dez. 1995.

 

Leis

BRASIL. Lei n.º 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 set. 1990. p. 018055.

SÃO PAULO (Estado). Lei n.º 10.241, de 17 de março de 1999. Dispõe sobre os direitos dos usuários dos serviços e das ações de saúde no Estado e dá outras providências.Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, 18 mar. 1999. Seção 1, p. 1.

LONDRINA. Prefeitura Municipal. Lei Municipal Ordinária nº 10.637, de 24 de dezembro de 2008. Institui as Diretrizes do Plano Diretor Participativo do Município de Londrina - PDPML e dá outras providências.

 

Decretos

SÃO PAULO (Estado). Decreto n.º 42.822, de 20 de janeiro de 1998. Dispõe sobre a desativação de unidades administrativas de órgãos, emite a Portaria da administração direta e das autarquias do Estado e dá providências correlatas. Lex-Coletânea de Legislação e Jurisprudência, São Paulo, v. 62, n. 3, p. 217-220, 1998.

 

Portarias

Ministério da Saúde. Portaria nº 1.399, de 15 de dezembro de 1999. Regulamenta a NOB SUS 01/96 no que se refere às competências da União, estados, municípios e Distrito Federal, na área de epidemiologia e controle de doenças, define a sistemática de financiamento e dá outras providências. Diário Oficial União. 16 dez 1999; Seção 1:4.

Universidade de São Paulo. Gabinete do Reitor. Portaria GR Nº 3503, de 26 de agosto de 2004. Dispõe sobre a definição de servidores de redes como arquivos de registro e memória no âmbito da USP e demais providências. Diário Oficial do Estado de São Paulo. 27 ago 2004; Seção 1:59.

 

Documentação cartográfica

Mapas

AUTOR(es) pessoal ou institucional. Título. Local: Editora, ano. Número de unidades físicas: indicação de cor, altura x largura. Escala.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Mapas do diagnóstico ambiental da Amazônia Legal. Rio de Janeiro, s.d. Vários mapas, color.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Carta Topográfica de Guaratinguetá (SF 23 Y B - 4). Rio de Janeiro: IBGE, 1974. 1 mapa. color., Escala 1:50.000.

BIGARELLA, João José (Coord.) Folha geológica de Curitiba. Curitiba: Comissão da Carta Geológica do Paraná/Companhia de Desenvolvimento Econômico do Paraná – CODEPAR, 1965. 1 mapa. Escala 1:50.000.

 

Atlas

AUTOR(es) pessoal ou institucional. Título. Local: Editora, ano. número de páginas e/ou número de unidades físicas: indicação de cor, altura x largura. Escala.

MOURÃO, Ronaldo Rogério de Freitas. Atlas celeste. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 1984. 175 p.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Estado do Meio Ambiente.Atlas das unidades de conservação ambiental do Estado de São Paulo. São Paulo: SEMA, 2001. Mapas color. Várias escalas.

 

Material áudio-visual

AMARAL, S do. A semana de 22. São Paulo, 1970. 1 filme (14 min.), p&b, son., 35 mm.

EMBRATUR. Minas Gerais: cidades históricas. Rio de Janeiro: U-Som Audiovisuais, [s.d.]. 42 diapositivos, color.

EUROPEAN SPACE AGENCY. Newton in space. Paris, 2004. 1 DVD, 11 European languages. With a teachers guide.

 

Documentos eletrônicos (veiculados em CD-ROM ou Internet)

Formata-se, o documento, exatamente conforme o tipo de obra (livro, capítulo de livro, monografias, artigo, anais de eventos, leis, etc.) a que se refere, aqui exemplificados; acrescentando-se: 1 CD-ROM (para o veículo físico) ou o endereço eletrônico (URL) e a data de acesso (para documentos on-line).

ARCHELA, Edison; SPOLADORE, Ângelo. Tipologia gênica de cavidades naturais e sua ocorrência no Estado do Paraná. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ESPELEOLOGIA, 29, 2007, Ouro Preto. Anais... Ouro Preto: SBE - Sociedade Brasileira de Espeleologia e SEE - Sociedade Excursionista Espeleológica, 2007. v. único, p. 024-028. (Também disponível em CD-ROM e na URL: <http://www.sbe.com.br/anais29cbe/29cbe_013-017.pdf>)

MELO, Mário Sérgio de. Paisagem e patrimônio natural dos Campos Gerais do Paraná. In: SEMANA DE GEOGRAFIA DA UEL - DESENVOLVIMENTO E QUESTÃO AMBIENTAL: A GEOGRAFIA DO COTIDIANO, 20, 2004, Londrina. Anais... Londrina: Geociências/CCE/ Universidade Estadual de Londrina, 2004. 6 p. 1 CD-ROM.

 

Softwares

HEMODYNAMICS III: the ups and downs of hemodynamics. Version 2.2. Orlando (FL): Computerized Educational Systems, 1993. Programa de computador. 1 CD-ROM.

SPRING – Sistema de Processamento de Informações Georreferenciadas. Versão 5.1.8 para Windows, 32 Bits. Divisão de Processamento de Imagens do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais INPE/DPI (Copyright © 1991-2010) URL: <http://www.dpi.inpe.br/spring/portugues/download.php>

___________________________________________________________

Coleção de mapas

Exibir coleções de mapas temáticos com legenda

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.