v. 12 n. 1 (2007)

					Visualizar v. 12 n. 1 (2007)

DOSSIÊ – Ensino de Sociologia

Publicado: 2009-10-02

Artigos

  • O movimento da sociologia como disciplina escolar entre 1925 e 1942: as reformas do secundário e os programas de ensino do Colégio Pedro II

    Wanirley Pedroso Guelfi
    11-30
    DOI: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p11
  • Sobre a rotinização da sociologia no Brasil: os primeiros manuais didáticos, seus autores, suas expectativas

    Simone Meucci
    31-66
    DOI: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p31
  • O debate acerca do ensino de Sociologia no secundário, entre as décadas de 1930 e 1950. Ciência e modernidade no pensamento educacional brasileiro

    Flávio Marcos Silva Sarandy
    67-92
    DOI: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p67
  • Um olhar sobre o ensino de Sociologia: pesquisa e ensino

    Cassiana Tiemi Tedesco Takagi, Amaury Cesar Moraes
    93-112
    DOI: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p93
  • Ensino de Sociologia: particularidades e desafios contemporâneos

    Nise Jinkings
    113-130
    DOI: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p113
  • A prática de ensino como rito de passagem e o ensino de Sociologia nas escolas de nível médio

    Anita Handfas, Rosana da Câmara Teixeira
    131-142
    DOI: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p131
  • Qualificando futuros professores de Sociologia

    Luiza Helena Pereira
    143-158
    DOI: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p143
  • Formação de professores de Sociologia: um estudo à luz da teoria histórico-cultural

    Maria Valéria Barbosa, Sueli Guadelupe de Lima Mendonça
    159-176
    DOI: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p159
  • Representações sociais dos alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal sobre a Sociologia no ensino médio

    Erlando da Silva Rêses
    177-194
    DOI: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p177
  • Semanas de Sociologia e de Filosofia com alunos do ensino médio da rede pública: da reflexão à prática

    Ângela Maria de Sousa Lima, Jaqueline Ferreira, Maria Tereza Orticelli
    195-224
    DOI: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p195
  • Pensando a Sociologia no ensino médio através dos PCNEM e das OCNEM

    Carolina Dias Cunha Casão, Cristiane Thaís Quinteiro
    225-238
    DOI: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p225
  • Parecer sobre o ensino de Filosofia e de Sociologia

    Amaury César Moraes
    239-248
    DOI: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p239
  • O Sítio do Picapau Amarelo e a sua divisão social do trabalho

    Elisângela da Silva Santos
    249-266
    DOI: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p249
  • Kafka: um escritor às voltas com o esclarecimento

    Patrícia da Silva Santos
    267-270
    DOI: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p267
  • A comunicação ignorada: o mundo do rádio numa cidade do norte do Paraná

    Fábio Viana Ribeiro
    271-290
    DOI: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p271
  • Cordel & cinema: era uma vez o nordeste

    Sylvie Debs
    291-312
    DOI: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p291
  • A compreensão da depressão na população pobre, uma ocorrência mais (fortemente) social, do que uma doença (fracamente) clínica

    José Francisco Quirino Santos, Eunice Nakamura, Denise Martin
    313-322
    DOI: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p313
  • Caso Semmelweis: al filo del paradigma médico moderno

    Rita Bocó, Gisela Bulanikian
    323-342
    DOI: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p323