Educação rural em Londrina: cotidiano e cidadania

Maria Regina Clivati Capelo

Resumo


Após ressaltar certas especificidades das escolas rurais isoladas na realidade londrinense, o presente artigo enfatiza a análise do cotidiano escolar-rural através das memórias de professores, pais de alunos, ex-alunos. O aprofundamento das relações capitalistas engendra o esvaziamento do campo e a conseqüente agonia das escolas isoladas. A política de nucleação dessas escolas, desenvolvida, em Londrina, pela Secretaria Municipal de Educação, simboliza a modernização do modo de ensinar tipicamente rural, entretanto, tal proposta encontrou certas resistências, especialmente em comunidades compostas por pequenos produtores. Essa resistência, mediada pela memória, é tomada como elemento chave para ressignificar a própria escola, a identidade e a coesão social, reafirmando o pertencimento ao mundo rural. Registrar essas manifestações de resistência e o processo de construção da cidadania, através da escola rural isolada, é o objetivo mais preciso deste artigo.


Palavras-chave


Educação rural; Memória; Cidadania.

Texto completo:

PDF

Referências


BASSO, LC.; MENDES, J.P.; SANTOS, M. dos. Escola rurais isoladas do município de Londrina: uma breve abordagem. Piracicaba: Universidade Metodista de Piracicaba, 1993. Mimeografado.

BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992

DAVIS, C.; GATTI, B. A. A Dinâmica da Sala de Aula na Escola Rural. In: THERRIEN, J., DAMASCENO, M.N. (Coords). Educação e

escola no campo. Campinas: Papiros, 1993.

ESCOLAS Rurais a Caminhos do Fim. Folha de Londrina. Londrina, p. 5, 18 set. 1993. Folha Rural.

ESPELETA, Justa; ROCKWELL, Elsie. Pesquisa Participante. São Paulo: Cortez, 1989.

IANNI, Otávio. A Sociedade global. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.

MARTINS, J. de S. Educação e Cultura nas Lutas do Campo: Reflexões sobre uma Pedagogia do Conflito. In: Sociedade Civil e Educação ­ Coletânea CBE. São Paulo: Papirus, 1992.

SEVERINO, A.J. A Escola e a Construção da Cidadania. In: Sociedade Civil e Educação ­Coletânea CBE. São Paulo: Papirus, 1992.

SLHESSARENKO, Serys M. Escola e a Construção da Cidadania: novas concepções e novas alternativas. In: Sociedade Civil e Educação Coletânea CBE. São Paulo: Papiros, 1992.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2176-6665.1996v1n1p52

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

         

 

                       

 

 

Mediações - Revista de Ciências Sociais

Londrina - PR

E-ISSN: 2176-6665

Email: mediacoes@uel.br  

Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International