Imagens da cidade: memória coletiva em Londrina

Ana Cleide Chiarotti Cesário, Ana Maria Chiarotti de Almeida, Deise Maia

Resumo


O presente artigo, além de apresentar as experiências de um projeto de pesquisa e extensão, desenvolvido por um grupo interdisciplinar de docentes e acadêmicos da Universidade Estadual de Londrina das diferentes áreas do conhecimento (Antropologia, Arquitetura, Ciência Política, História e Sociologia), discute aspectos teóricos-metodológicos importantes que envolvem as ações de política cultural, bem como os trabalhos com o Patrimônio Cultural na região norte paranaense, especialmente, na cidade de Londrina. Nesse sentido, emergem discussões importantes acerca de categorias teóricas como cultura, patrimônio, preservação, memória, representações, imaginário, identidade, aliadas à investigação de campo e à utilização de procedimentos metodológicos, que contemplam tanto o estudo do cotidiano quanto a utilização da história oral, e que estão sendo, atualmente, objetos de novas reflexões, a exemplo do Projeto de Pesquisa: "Londrina - imagens da cidade", desenvolvido pelas autoras deste trabalho.


Palavras-chave


Cultura; Patrimônio cultural; Preservação; Memória coletiva; Imaginário; Representações; Identidade.

Texto completo:

PDF

Referências


ARIAS NETO, José Miguel. O Eldorado: Londrina e o Norte do Paraná - 1930-1975. Dissertação de Mestrado, (mimeo). São Paulo: USP, 1993.

ARIES, Philipe et aI. (Org.). Sexualidades Ocidentais. São Paulo: Brasiliense, 1982.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: Lembranças de velhos. São Paulo: T. A. Queiroz, 1983.

CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. Identidade e Estrutura Social. In: Anuário Antropológico 78. Rio de Janeiro: 1980. p.243-263.

CESÁRIO, Ana Cleide C. et aI. Onde o Bairro é a Casa. Londrina: CONCITEC/UEL, 1989. . Surge a cidade "londrina". In: Poder e Partidos Políticos em uma cidade Média Brasileira: Um Estudo de Poder Local. Londrina-Pr. Tese de Doutorado apresentada ao Departamento da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 1986.

CHAUÍ, Marilena. Política Cultural. Cultura Política e Patrimônio Histórico. In: CUNHA, Maria Clementina P. (Org.). O Direito à Memória. Patrimônio Histórico e cidadania. São Paulo: DPH. 1992.

DA MATTA, Roberto. Carnavais, Malandros e Heróis: por uma Sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

DURHAN, Eunice R. Cultura, Patrimônio e Preservação. In: ARANTES, Antônio A. (Org.) Produv,ndo o Passado. São Paulo: Brasiliense, 1984.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1973. HALBW ACHS, Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

MACHADO, Luiz A. O imaginário urbano e as representações sociais. (Conferência proferida no n° Debate Nacional: Patrimônio, Preservação e Imaginário Urbano. Londrina: IPAC/Lda, 1982).

MAGNANI, José G. Inventário e Proteção do Acervo Cultural: o enfoque antropológico. Curitiba: mimeo, 1985.

_____. Discurso e Representação, ou De como os Baloma de Kiriwina podem reencarnar-se nas atuais pesquisas. In: CARDOSO, Ruth C. (Org.). A aventura antropológica: Teoria e Pesquisa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. p. 127-140.

MAIA, Deise. Abaixo da Linha: Casoni, uma vila da "cidade Londrina". Dissertação de Mestrado, apresentada ao Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo-USP, 1993.

MARTINS, José de Souza. Subúrbio. Vida cotidiana e história no subúrbio da cidade de São Paulo: São Caetano, fim do Império ao fim da República Velha. São Paulo: HUCITEC, 1992. 363p.

OLIVEN, Ruben George. A parte e o todo. A diversidade cultural no Brasil Nação. Petrópolis: Vozes, 1992. SEYFERTH, Geralda. A colonização alemã no vale do ltajaí-Mirim. Porto Alegre: Movimento, 1974.

VELHO, Gilberto. Individualismo e Cultura: notas para uma Antropologia da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

WEBER, Max. Ação e Relação Social. In: Weber. Coleção Grandes Cientistas Sociais. São Paulo: Ática: 1979.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2176-6665.1996v1n2p57

Direitos autorais 2020 Mediações - Revista de Ciências Sociais

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

  

         

 

                       

 

 

Mediações - Revista de Ciências Sociais

Londrina - PR

E-ISSN: 2176-6665

Email: mediacoes@uel.br  

Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International