Mapa-múndi: desafios da antropologia do século XXI

Marco Antonio Rossi

Resumo


Apreciar os grandes acontecimentos da história mundial contemporânea é sinônimo da percepção inequívoca de que o mundo tem diminuído a olho nu. É cada vez mais comum indivíduos e comunidades de quaisquer regiões do globo serem afetados por acontecimentos que ocorrem longe de suas áreas de atuação e vivência. Economia, política, sociedade... tudo procura fazer-se universal. No interior desse processo às vezes tão ininteligível é que a antropologia requer novas facetas e formas de entender como o outro se movimenta e se articula em relação aos seus iguais. É tarefa árdua, mas é também uma exigência do desenvolvimento que a história dos homens neste mundo tão complexo tem imposto às ciências humanas.


Palavras-chave


Sobremodernidade; Cidadania; Democracia; Lugares e não-lugares; Mercadorias; Espaços públicos.

Texto completo:

PDF

Referências


ARENDT, Hannah. Da revolução. São PaulolBrasília: Ática; UnB, 1990.

AUGÉ, Marc. Não-lugares. Introdução a uma antropologia da supennodernidade. São Paulo: Papirus, 1994.

AUGÉ, Marc. Agora somos todos contemporâneos". Sexta-feira, n.3, p.112-119, out. 1998. Entrevista concedida a Paula Miraglia.

CANCLINI, Néstor García "Consumidores do século XXI, cidadãos do século XVIII". In: Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1997.

CANEVACCI, Massimo. Sincretismos: uma exploração das hibridações culturais. São Paulo: Studio Nobel/Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro/ Istituto Italiano di Cultura, 1996.

MONTERO. Paula. "Reflexões sobre uma antropologia das sociedades complexas". Revista de Antropologia, v.34, p.103-130, 1991.

CANEVACCI, Massimo. Cultura e democracia no processo da globalização". Novos Escudos Cebrap, n.44, p.89-114, mar. 1996.

SANTOS, Boaventura. de S. ''Modernidade, identidade e a cultura de fronteira". Tempo Social- Revista de Sociologia da USP, v.5, n.1-2, p.31-52, novo 1994.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2176-6665.1999v4n1p14

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

         

 

                       

 

 

Mediações - Revista de Ciências Sociais

Londrina - PR

E-ISSN: 2176-6665

Email: mediacoes@uel.br  

Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International