Desafios da diversidade na escola

Neusa Maria Mendes Gusmão

Resumo


Usando imagens como suporte lingüístico, o texto procura alertar professores para a necessidade de recuperar e ensinar às crianças o respeito mútuo entre os diferentes: índios, negros, mulheres, crianças, deficientes e muitos outros. Para tanto, coloca a alteridade como horizonte a ser alcançado na educação e na escola, cujo desafio está em compreender a relação ensino-aprendizagem como processo cultural, baseado na troca permanente entre diferentes.


Palavras-chave


Educação; Cultura; Diversidade; Escola.

Texto completo:

PDF

Referências


AUGÉ, Marc. Não-Lugares. Introdução a uma antropologia da sobremodernidade. Lisboa:Bertrand Editora, 1994.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O outro esse desconhecido In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Identidade e Etnia. São Paulo:Brasiliense, 1986.

CLASTRES, Pierre. Arqueologia da Violência. São Paulo:Brasiliense, 1982.

CUNHA, Manuela Carneiro da. Saberes locais, tramas identitárias e o sistema mundial na antropologia de Manuela Carneiro da Cunha. Entrevista a Kiko Ferrite, In: SEXTA-FEIRA - antropologia, artes e humanidades, São Paulo, 03 out. 1998.

DAYRELL, Juarez. A escola como espaço sócio-cultural. In: DAYRELL, Juarez (org.) Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996.

ITURRA, Raul. Fugirás à escola para trabalhar a terra. Ensaios de Antropologia Social sobre o insucesso escolar. Lisboa: Escher Publicações, 1990.

LARROSA, Jorge. O enigma da infância ou o que vai do impossível ao verdadeiro. In: LARROSA, Jorge & LARA, Núria Peres de (orgs.) Imagens do Outro. Petrópolis: Vozes, 1998. QUINTEIRO, Jucirema. Infância e escola: uma relação marcada por preconceitos. Tese de Doutorado. EE./UNICAMP, abril de 2000 (inédita).

SANTOS, Eliane. Quanto vale uma criança negra. Debate. In: SANTOS, Joel Rufino & VARGAS, Eduardo Viana (orgs.) Literatura e Criança. I Encontro Local do Programa Quanto Vale uma Criança Negra. Rio de Janeiro: ISER - Instituto de Estudos da Religião, 1989.

SANTOS, Joel Rufino. Quanto vale uma criança negra. Idéias em debate. In: SANTOS, Joel Rufino & VARGAS, Eduardo Viana (orgs.) Literatura e Criança. I Encontro Local do Programa Quanto Vale uma Criança Negra. Rio de Janeiro:ISER - Instituto de Estudos da Religião, 1989. SARMENTO, Manuel Jacinto & PINTO, Manuel (coord.) As crianças: Contextos e Identidades. Centro de Estudos da Criança. Portugal: Universidade do Minho, 1997

STOLCKE, Verena. Cultura européia: uma nova retórica de exclusão? Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo, n. 22, jun. 1993.

TERENA, Marcos. Identidade Terena em contextos pluriculturais. Entrevista a Narcimária C.P. Luz. In: LUZ, Narcimária c.P.(org.). Pluralidade Cultural e Educação. Salvador: Secretaria da Educação - SECNEB. 1996.

TONUCCI, Francesco. Com olhos de criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

VARGAS, Eduardo Viana. Devir e Diferença.: considerações micropoliticas a respeito dos modos de expressão semiótica das crianças. In: SANTOS, Joel Rufino & VARGAS, Eduardo Viana (orgs.) Literatura e Criança. I Encontro Local do Programa Quanto Vale uma Criança Negra. Rio de Janeiro:ISER - Instituto de Estudos da Religião, 1989.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2176-6665.2000v5n2p9

Direitos autorais 2020 Mediações - Revista de Ciências Sociais

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

  

         

 

                       

 

 

Mediações - Revista de Ciências Sociais

Londrina - PR

E-ISSN: 2176-6665

Email: mediacoes@uel.br  

Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International