Educação de meninos e meninas de rua em Londrina

Autores

  • Clarice Junges Prefeitura do Município de Londrina
  • Rosalice Santiago Eugenio

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2001v6n1p197

Palavras-chave:

Criança, Adolescente, Educação, Exclusão social

Resumo

O texto aborda a história do atendimento às crianças e adolescentes pobres no Brasil e em Londrina. Descreve o contexto social da cidade e analisa a atuação do poder público municipal junto aos meninos de rua nas gestões 1993-1996 e 1997-2000, apontando semelhanças e diferenças na maneira de conceber e conduzir o trabalho. Prioriza o olhar dos próprios meninos sobre os programas e projetos a eles destinados, concluindo que os mesmos não atendem às necessidades dessa população porque, objetivamente, buscam atender aos interesses políticos, econômicos e sociais dominantes. Avalia, ainda, que os métodos libertários propostos por educadores como Paulo Freire, Cesare La Rocca, Antonio Carlos Gomes da Costa, entre outros, são os que mais se aproximam da realidade e, conseqüentemente, das soluções efetivas para o problema social em questão.

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Biografia do Autor

Clarice Junges, Prefeitura do Município de Londrina

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. 

Rosalice Santiago Eugenio

Especialista em Marginalização da Infância e da Adolescência

Referências

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Publicado

2001-06-08

Como Citar

JUNGES, C.; EUGENIO, R. S. Educação de meninos e meninas de rua em Londrina. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 6, n. 1, p. 197–216, 2001. DOI: 10.5433/2176-6665.2001v6n1p197. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/9153. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Comunicação de pesquisa