Forjando nuestras democracias: entre Richard Rorty y Vladimiro Montesinos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2001v6n1p9

Palavras-chave:

Democracia, Regime político peruano, Fujimori

Resumo

O artigo procura explicar a histórica recente do Peru, num exercício em que seja possível extrair lições sobre o modo como vêm sendo (ou não vem sendo) forjadas as democracias latino-americanas. O texto traça um paralelo entre as idéias desenvolvidas por Richard Rorty no livro recentemente publicado, Forjar nuestro país. El pensamiento de izquierdas en los Estados Unidos del siglo XX, e os acontecimentos do Peru de Fujimori e Montesinos. Se, conforme acredita Rorty, "o orgulho nacional é para os países o que a auto-estima é para os indivíduos...", como seria possível narrar uma história na qual aparecem poucos motivos com que se possa orgulhar? Procurando escapar do fatalismo e do sarcasmo, o texto procura mostrar que a trajetória política de Montesinos é, simbolicamente, um resumo do processo de decomposição da democracia peruana. Em segundo lugar, analisa os movimentos da esquerda política e fala do apoio que o regime recebeu dentro e fora do país, apoio que em grande medida se fundamentou na ilusão da estabilidade política. Finalmente, afirma, tal como Rorty, que para forjar democracias é necessário que nos comprometamos resolutamente com a defesa do Estado de Direito.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Miguel Giusti, Pontificia Universidad Católica del Perú - PUCP

Doutor em Filosofia pela Eberhard Karls Universität Tübingen: Tubingen. Professor da Pontificia Universidad Católica del Perú - PUCP.

Referências

RORTY, Richard. Forjar Nuestro país: El pensamiento de izquierdas en los Estados Unidos dei siglo XX. Barcelona: Paidós, 1999.

Downloads

Publicado

2001-06-08

Como Citar

GIUSTI, M. Forjando nuestras democracias: entre Richard Rorty y Vladimiro Montesinos. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 6, n. 1, p. 9–29, 2001. DOI: 10.5433/2176-6665.2001v6n1p9. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/9132. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos