A institucionalização da sociologia no ensino superior paranaense

Autores

  • Nelson Dacio Tomazi Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Silvio Antonio Colognese Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE https://orcid.org/0000-0003-0609-5066
  • Cristina Alves dos Santos Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Cleber Augusto Pimenta Pastor Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2001v6n2p227

Palavras-chave:

Institucionalização, Sociologia, Universidade, Paraná, História

Resumo

Procuramos apresentar os resultados preliminares da pesquisa sobre a História da Sociologia no Paraná, com ênfase particularmente no processo de sua institucionalização enquanto disciplina acadêmico-científica nas Instituições de Ensino Superior (IES). O objetivo principal é destacar a constante descontinuidade na trajetória de consolidação dos cursos de Ciências Sociais, bem como a presença tímida da Sociologia neste contexto de relações acadêmicas.

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Biografia do Autor

Nelson Dacio Tomazi, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. 

Silvio Antonio Colognese, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Cristina Alves dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Cleber Augusto Pimenta Pastor, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Gradudado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina - UEL.

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Publicado

2001-11-05

Como Citar

TOMAZI, N. D.; COLOGNESE, S. A.; SANTOS, C. A. dos; PASTOR, C. A. P. A institucionalização da sociologia no ensino superior paranaense. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 6, n. 2, p. 227–246, 2001. DOI: 10.5433/2176-6665.2001v6n2p227. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/9127. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Comunicações em encontros