Marketing político, democracia e capitalismo

Autores

  • Sidney Tanaka de Souza Matos Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2002v7n2p87

Palavras-chave:

Democracia, Eleições, Marketing político

Resumo

O presente artigo pretende analisar a utilização do marketing político nos processos eleitorais atuais a partir das origens não apenas do marketing político per se, mas relacionando sua prática e o desenvolvimento da idéia de democracia no século XX, que aproximou o conceito de democracia ao de urna simples luta competitiva pelos votos da população o que abriu caminho para a aplicação das técnicas de marketing aos processos eleitorais e analisando os alvos das maiores críticas atuais, como a despolitização e a superficialização das campanhas como produtos lógicos deste desenvolvimento do pensamento democrático.

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Biografia do Autor

Sidney Tanaka de Souza Matos, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina - UEL.

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Publicado

2002-11-04

Como Citar

MATOS, S. T. de S. Marketing político, democracia e capitalismo. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 7, n. 2, p. 87–102, 2002. DOI: 10.5433/2176-6665.2002v7n2p87. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/9099. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos