Juventude e trabalho: entre "fazer o que gosta" e "gostar do que faz"

Leila Sollberger Jeolás, Maria Elena Melchiades Salvadego de Souza Lima

Resumo


No atual contexto socioeconômico, em que o mundo do trabalho vem sendo palco de grandes transformações, os jovens são afetados diretamente e, de forma profunda, tanto na sua inserção no mercado de trabalho, quanto na maneira de elaborar seus valores e suas expectativas com relação a ele. Partindo do pressuposto de que é através do trabalho que os jovens se inserem na sociedade e que é através dele, dentre outras instâncias sociais que os mesmos constroem sua identidade social, o presente artigo visa analisar as representações sociais sobre o trabalho elaboradas por jovens do ensino médio público de uma escola na cidade de Londrina.


Palavras-chave


Representações sociais; Juventude; Trabalho.

Texto completo:

PDF

Referências


ABRAMO, Helena Wendel. Mudanças no cenário juvenil. In: Cenas juvenis. São Paulo: Página Aberta, 1994. p.55-74.

ALVES, Paulo César B.; RABELLO, Maria Cristina M.; SOUZA, Iara Maria A. O contexto social da coletânea: o nordeste da Amaralina e seus habitantes. In. ALVES, Paulo César B. (Orgs). Experiência de doença e narrativa. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1999.

ANDRADE, Eliane Ribeiro. Juventude, exclusão e educação. Revista Movimento, Rio de Jane iro, n. l , p.88-105, maio 2000.

ARIAS, Alfonso Rodríguez. Avaliando a situação ocupacional e dos rendimentos do trabalho dos jovens. In: COMISSAO NACIONAL DE POPULAÇAO E DESENVOLVIMENTO. Jovens acontecendo na trilha das políticas públiws. 2.ed. Brasília, 1998. v.2.

BAJOIT, Guy ; FRANSSEN, Abrahan . O trabalho, busca de sentido. Revista Brasileira de Educaçüo, São Paulo, n.5, p.76-95, 1997.

BALANDIER, Georges. O contorno: poder e modernidade. Rio de Janeiro: Bertran Brasil, 1997.

BALANDIER, Georges. Antropológicas. São Paulo: Cultrix , 1976a.

BALANDIER, Georges. As dinâmicas sociais: sentido e poder. São Paulo: Difel, 1976b.

BALANDIER, Georges. As encruzilhadas do imaginário. In: _____O dédalo: para finalizar o século XX. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999. p.107-187

BOCK. Silvio D. Trabalho: a inserção do jovem no mercado de trabalho. In: ABRAMO, Helena W.; FREITAS, Maria Virginia de ; SPOSITO, Marilia Pontes (Orgs). Juventude em debate . São Paulo: Correz, 2000.

CARVALHO, Célia Pezzolo de. Ensino noturno: realidade e ilusão. São Paulo: Cortez, J994.

CHIESI, Antonio; MARTINELU, Alberto. O trabalho como escola e oportunidade. Revista Brasileira de Educaçüo, São Paulo, n.5, p.111-125, 1997.

GOUVEIA, Patrícia. 'Juventude-adolescente pobre' e 'valor-trabalho'. In: ALVIM, Rosilene; GOUVEIA, Patrícia (Orgs). Juventude anos 90: conceitos, imagens, contextos. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2000. p.59-78 ..

MADEIRA, FeIícia Reicher. Os jovens e as mudanças estruturais na década de 70: questionando pressupostos e sugerindo pistas. Cadernos de pesquisa, São Paulo, n.58, p.15-48, ago.1986.

MARQUES, Maria Ornélia da S. Escola noturna e jovens. Revista Brasileira de Educação , São Paulo, n.5, p.63-75 , 1997 .

MARTINS, Heloisa Helena Teixeira de Souza. O Jovem no mercado de trabalho. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n.5, p.97 - I 08, 1997.

MARTINS, Heloisa Helena Teixeira de Souza. A juventude no contexto da reestruturação produtiva. In: ABRAMO, Helena w.; FREITAS, Maria Virginia de; SPOSITO, Marília Pontes (Orgs). Juv entude em debate. São Paulo: Cortez, 2000.

MARTINS, Heloisa Helena Teixeira de Souza. O processo de reestruturação produtiva e o jovem trabalhador: conhecimento e participação. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, São Paulo, ano 13, n.2, p.61-87, novo 2001.

MINAYO, Maria Cecília de S. O conceito de representações sociais dentro da sociologia clássica. In: JOVCHELOVITCH, Sandra; GUARESCHI, Pedrinho (Orgs). Textos em representações sociais. Petrópolis: Vozes, 1994. p.89-11.

POSHMANN , Mareio. Emprego e desemprego juvenil no Brasil: as transformações nos anos 90. Revista Movimento, Rio de Janeiro, n.l , p.73-87 , maio 2000.

THIOLLENT, Michel J. M. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária . 3.ed. São Paulo: Polis, 1982.

WILLlS, Paul. Aprendel1do a .çer trabalhador: escola, resistência e reprodução social. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2176-6665.2002v7n2p35

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

         

 

                       

 

 

Mediações - Revista de Ciências Sociais

Londrina - PR

E-ISSN: 2176-6665

Email: mediacoes@uel.br  

Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International