A dialética das emoções

Autores

  • Rosivaldo Pellegrini Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2003v8n1p99

Palavras-chave:

Fetiche da mercadoria, Coisificação do humano, Espetáculo do cotidiano, Sujeito-coletivo

Resumo

Este artigo busca analisar alguns aspectos sobre as emoções e suas múltiplas determinações no sentido da possibilidade de sua integração, contradição e superação frente às dimensões de ordem política, econômica, cultural e social.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosivaldo Pellegrini, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professor da Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Referências

ASSOUN, Paul-Laurent. Marx e a repetição histórica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo . Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

GRAMSCI, Antônio. Obras escolhidas. São Paulo: Martins Fontes, 1978.

HAUG, Wolfgang Fritz. Crítica da estética da mercadoria. São Paulo: UNESP, 1997.

HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

JAMESON, Frederic. A cultura do dinheiro: ensaios sobre a globalização. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

Downloads

Publicado

2003-03-04

Como Citar

PELLEGRINI, R. A dialética das emoções. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 8, n. 1, p. 99–113, 2003. DOI: 10.5433/2176-6665.2003v8n1p99. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/9090. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos