A dialética das emoções

Rosivaldo Pellegrini

Resumo


Este artigo busca analisar alguns aspectos sobre as emoções e suas múltiplas determinações no sentido da possibilidade de sua integração, contradição e superação frente às dimensões de ordem política, econômica, cultural e social.


Palavras-chave


Fetiche da mercadoria; Coisificação do humano; Espetáculo do cotidiano; Sujeito-coletivo.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOUN, paul-Laurent. Marx e a repetição histórica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo . Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

GRAMSCI, Antonio. Obras escolhidas. São Paulo: Martins Fontes, 1978.

HAUG, Wolfgang Fritz. Crítica da estética da mercadoria. São Paulo: Unesp, 1997.

HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. 2.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

JAMESON, Fredric. A cultura do dinheiro: ensaios sobre a globalização. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2176-6665.2003v8n1p99

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

         

 

                       

 

 

Mediações - Revista de Ciências Sociais

Londrina - PR

E-ISSN: 2176-6665

Email: mediacoes@uel.br  

Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International