A educação escolar indígena no Paraná

Autores

  • Kimiye Tommasino Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2003v8n1p71

Palavras-chave:

Educação indígena, Educação escolar indígena, Educação intercultural e bilíngüe

Resumo

O artigo analisa o processo de implantação das escolas para os povos indígenas no Paraná desde o século XVI e procura identificar as principais características dessas escolas. Aponta as principais dificuldades encontradas para a implantação da educação escolar indígena proposta pelo MEC/LDB/Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas, em consonância com a Constituição Federal que garante aos índios o direito de serem e manterem-se como sociedades diferenciadas.

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Biografia do Autor

Kimiye Tommasino, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Ciência Social pela Universidade de São Paulo - USP. Professora da Universidade Estadual de Londrina - UEL.

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Publicado

2003-03-04

Como Citar

TOMMASINO, K. A educação escolar indígena no Paraná. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 8, n. 1, p. 71–98, 2003. DOI: 10.5433/2176-6665.2003v8n1p71. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/9089. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos