A educação escolar indígena no Paraná

Kimiye Tommasino

Resumo


O artigo analisa o processo de implantação das escolas para os povos indígenas no Paraná desde o século XVI e procura identificar as principais características dessas escolas. Aponta as principais dificuldades encontradas para a implantação da educação escolar indígena proposta pelo MEC/LDB/Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas, em consonância com a Constituição Federal que garante aos índios o direito de serem e manterem-se como sociedades diferenciadas.


Palavras-chave


Educação indígena; Educação escolar indígena; Educação intercultural e bilíngüe.

Texto completo:

PDF

Referências


CIO, Chateaubriand Nunes. Os Kaingang da Bacia do Tibagi: um estudo etnomatemático em comunidades indígenas. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - UNESP, Campus de Rio Claro, Rio Claro.

BRAGGIO, Silvia L. B. Alfabetização como um processo social: análise de como ela ocorre entre os Kaingáng de Guarapuava, Paraná. In: CONGRESSO DE BRASILEIRO DE LINGUÍSTICA APLICADA, 2., 1989, Campinas. Anais ... Campinas, J989.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes para a política nacional da educação escolar indígena. 2.ed. Brasília, 1994.

GRUPIONI, Luis Domsete Benzi. A nova LDB e os índios: a rendição dos caras-pálidas Cadernos de Campo , São Paulo, Ano 1, n.l , 1991.

KRENAK, Ailton. Receber sonhos. Entrevista. Revista Teoria & Debate, São Paulo, n.7, p.2-13, jun.lago.lset. 1989.

LEMOS, Fabiana de Ávila. Estudo preliminar sobre a educação formal indígena no Paraná. 1997. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais) ¬ Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

MAGALHÃES, LÚCIA. Notas para o estudo do conceito de educação indígena do Brasil. Rio de Janeiro: Of. grafo da Universidade do Brasil, 1951. MELIÀ, Bartomeu. Educação indígena e alfabetização. São Paulo: Loyola, 1979.

MONTOYA, Pe. Antônio Ruiz de.onquista espiritual feita pelos religiosos da Companhia de Jesus nas províncias do Paraguai, Paraná, Uruguai e Tape. Porto Alegre: Martins, 1985.

MOTA, Lúcio Tadeu. As Guerras dos Índios Kaingang. A história épica dos índios Kaingang no Paraná (1769-1924). Maringá: EDUEM, 1994.

SILVA, Márcio Ferreira da; AZEVEDO, Marta Maria. Pensando as escolas dos povos indígenas no Brasil: o movimento dos professores indígenas do Amazonas, Roraima e Acre. In: ___ o A temática indígena na escola ¬ novos subsídios para professores de I" e 2" graus. Brasília: MEC, 1995.

VEIGA, V; D' ANGELIS, W. Bilingüismo entre os Kaingang: situação atual e perspectivas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGüíSTICA APLICADA, 4., 1995, Campinas. RELATÓRIO da Povoação Indígena de São Jerônimo. SPI. 1923.

RELATÓRIO da Povoação Indígena de São Jerônimo. SPI. 1926.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2176-6665.2003v8n1p71

Direitos autorais 2020 Mediações - Revista de Ciências Sociais

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

  

         

 

                       

 

 

Mediações - Revista de Ciências Sociais

Londrina - PR

E-ISSN: 2176-6665

Email: mediacoes@uel.br  

Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International