Contribuições de Max Weber ao olhar sociológico

Elsio Lenardão

Resumo


O texto que segue é a exposição de uma proposta de aula introdutória à Sociologia de Max Weber (1864-1920), voltada ao aluno do ensino médio. Por meio do exemplo, indica-se uma possibilidade de exercício a ser desenvolvido pelo professor responsável pela disciplina neste nível de ensino. É uma tentativa de auxiliá-lo na tarefa de levar aos alunos a riqueza das contribuições weberianas, neste caso, algumas premissas e conceitos cujos conteúdos têm sido, muitas vezes, negados aos jovens pelo fato de o professor considerar sua explicação muito trabalhosa. São utilizados vários exemplos (através de charge, artigos de jornal e revista) da vida cotidiana que ilustram algumas daquelas premissas e conceitos.


Palavras-chave


Ensino médio; Sociologia; Max Weber.

Texto completo:

PDF

Referências


CASTRO, Magali de. A análise do poder em instituições educacionais: a presença de Max Weber na sociologia da educação de Pierre Bourdieu. Educação em Revista, Belo horizonte, n 20/25, jun. 1997.

COHN, Gabriel. Weber: sociologia. São Paulo: Ática, 1997.

COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, 1987.

WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Pioneira, 1999.

WORSLEY, Peter. Introdução à sociologia. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1983 .

ZEITLIN, Irving. Ideologia y teoria sociológica. Buenos Aires: Amorrortu Editores, 1973.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2176-6665.2003v8n2p215

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

         

 

                       

 

 

Mediações - Revista de Ciências Sociais

Londrina - PR

E-ISSN: 2176-6665

Email: mediacoes@uel.br  

Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International