Mundo das imagens e promessas de verossimilhança

Paulo Cezar Konzen

Resumo


O texto apresenta discussões sobre o poder das imagens veiculadas pela cultura da mídia. Sugere-se que as novas tecnologias comunicacionais, sustentadas pela força das imagens, precisam ser analisadas de maneira crítica, já que as imagens não são menos subjetivas do que o discurso verbal.


Palavras-chave


Cultura da mídia; Tecnologia; Crítica da imagem.

Texto completo:

PDF

Referências


COSTA, A.M.; SCHWARCZ, L.M.1890 -1914: no tempo da certezas. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

BARTHES, R. A câmara clara: notas sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. p. 121.

SONTAG , S. Ensaios sobre fotografia. Rio de Janeiro: Arbor, 1981. p. 148.

VIRILIO, P. A máquina de visão. Rio de Janeiro: José Olympio, 1994. p. 42.

VIRILIO, P. Espaço crítico. São Paulo: Editora 34, 1993.

MACHADO, A. Máquina e imaginário: o desafio das poéticas tecnológicas. São Paulo: Edusp, 1993. 8

QUÉAU, P. "O tempo do virtual". In: Parente, A. (Org.) .Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. São Paulo: Editora 34, 1993.

BAUMAN, z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. p. 14.

SEVCENKO, N. A corrida para o século XXi: no loop da montanha-russa. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2176-6665.2004v9n1p195

Direitos autorais 2020 Mediações - Revista de Ciências Sociais

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

  

         

 

                       

 

 

Mediações - Revista de Ciências Sociais

Londrina - PR

E-ISSN: 2176-6665

Email: mediacoes@uel.br  

Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International