Reflexões sobre o biopsicossocial curricular

Autores

  • Hermann Iark Oberdiek Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2004v9n2p249

Palavras-chave:

Currículo PBL, Biopsicossocial, Multidisciplinar, Interdisciplinar

Resumo

Nos últimos anos, em algumas universidades brasileiras foram implantadas novas formas curriculares de medicina, com a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL em inglês). Na Universidade de Londrina o currículo ABP foi implantado em 1998 e tem a expressão Biopsicossocial como norteadora. No entanto, desde o início esta expressão foi usada como a soma do Biológico, do Psicológico e do Social, como dimensões do ser humano. E o currículo sempre teve a pretensão de ser multi/interdisciplinar. Este trabalho é o resultado de uma pesquisa em diversos autores com o objetivo de deslindar o que se poderia entender por Biopsicossocial. Conclui que é uma posição epistemológica diferente das tradicionais, com outro caráter do que é ensinar e aprender medicina e outras dimensões do trabalho médico.

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Biografia do Autor

Hermann Iark Oberdiek, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP. Professor da Universidade Estadual de Londrina - UEL.

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Publicado

2004-12-15

Como Citar

OBERDIEK, H. I. Reflexões sobre o biopsicossocial curricular. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 9, n. 2, p. 249–258, 2004. DOI: 10.5433/2176-6665.2004v9n2p249. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/9036. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos