Como ser uma criança na calçada: pontuações etnográficas sobre algumas crianças em situação de rua na cidade do Recife

Liana Lewis

Resumo


Este trabalho procura compreender como o espaço público, mais precisamente a calçada, é apropriada ao mesmo tempo que ritualiza e normaliza o comportamento de crianças em situação de rua na cidade do Recife. Tomando o corpo como vetor semântico, pois é através dele que o homem interage com o espaço, percebi como a calçada posiciona socialmente estes garotos como transgressores, minimizando a possibilidade de uma melhor perspectiva de vida

.

Palavras-chave


Crianças em situação de rua; Violência; Identidade.

Texto completo:

PDF

Referências


JAMES, A.; JENKS, CHRIS; PROUT, A. Theorizing Childhood. Cambridge: polity press, 1998.

Hall, Stuart. Representation - Cultural Representations and Signifying Practices. London: Sage Publications in association with the Open University, 1997.

JENKS, CHRIS. Childhood. London/New York: Routledge, 1997.

Benedict, RUTH. Continuities and Discontinuities in Cultural Conditioning. In MEAD, MARGARET & WOLFENSTEI N, MARTA. Childhood in Contemporary Culture. Chicago/Illinois: University of Chicago Press, 1995. p. 21.

FAUSTO, AIRTON & CERVINI, RUBEN. O Trabalho e a Rua - Crianças e Adolescentes no Brasil Urbano dos Anos 80. Rio de Janeiro: Cortez, 1996.

MELLO, ALMERI BEZERRA DE. Nas Ruas que não são deles... - Meninos e Meninas em Situação de Rua na Cidade do Recife e na sua Região Metropolitana (RMR). CIEU.: Olinda, 1999.

NASCIMENTO, SEVERINA ILZA DO & SOARES, VANDA CAMBOIM. Violência como Negação dos Direitos da Criança e do Adolescente: A Rua como Espaço de Resistência. In NASCIMENTO, ILZA MARIA DO (ORG.). E se Fossem nossos Filhos? - Crianças e Adolescentes em Situação de Rua. João Pessoa: Idéia, 1997.

CICOUREL, AARON. Teoria e Método em Pesquisa de Campo. In ZALUAR GUIMARAES, MBA. Desvendando Máscaras sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1990.

BERGER, PETER L. & LUCKMAN, THOMAS. A Construção Social da Realidade. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 175.

NASCIMENTO, SEVERINA ILZA DO & SOARES, VANDA CAMBOIM. ln NASCIMENTO, IIU MARIA 00 (ORG.). 1997, op. cit.

SILVIA, HÉLIO R. S. &MILITO, CLÁUDIA. Vozes do meio Fio - Etnografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1995.

VISCARDI, NILlA. Disciplinamiento, Control Social y Estigma: Tres Conceptos para una Sociología del Conflito: El Caso de la Violencia en el Espacio Escolaren Uruguay. In Revista Semestral do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS. Porto Alegre, 1999.

MARQUES APUD DiÓGENES, GLÓRIA. Cartografias da Cultura e da Violência - Gangues, Galeras e Movimento Hip Hop. São Paulo/Fortaleza: Secretaria da Cultura e do Desporto, 1998. p. 189.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2176-6665.2004v9n2p233

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

         

 

                       

 

 

Mediações - Revista de Ciências Sociais

Londrina - PR

E-ISSN: 2176-6665

Email: mediacoes@uel.br  

Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International