Tratar as coisas como fatos sociais: metamorfoses nos estudos sobre cultura material

Débora Krischke Leitão, Rosana Pinheiro-Machado

Resumo


Procuramos analisar como a cultura material foi abordada na Antropologia, ao longo de alguns momentos de sua história. Discutimos igualmente propostas contemporâneas, surgidas, em sua maioria, nos estudos sobre consumo. Por último, sugerimos suas possíveis contribuições, discutindo em que medida a transformação na abordagem antropológica da cultura material traz inovações e provocações para que repensemos nossas práticas.


Palavras-chave


Cultura Material; Antropologia; Objetos; Mercadoria.

Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, Regina. Museus etnográficos e práticas de colecionamento: antropofagia dos sentidos. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, n. 31, p. 100-125, 2005.

APPADURAI, Ajurn. Introduction: commodities and the politics of value. In: ______. The Social Life of Things. Commodities in cultural perspective. Cambridge: Cambridge Univesity Press. 2006, p. 3-63.

BARTHES, Roland. El sistema de la moda y otros escritos. Barcelona: Paidós, 2003.

______. Mitologias. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

______. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

BAUDRILLARD, Jean. La societé de consommation. Paris: Folio, 1996.

______. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 2002.

BESTOR, Theodore C. Supply-side sushi: commodity, market, and the global city. American anthropology, Washington, v. 103, n. 1, p. 76-95, Mar. 2001.

BONNOT, Thierry. La vie des objets. Paris: Éditions MSH, 2002.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

______. The berber house, or the World Reversed. Social Science Information, London, v. 9, n. 2, p. 151-170, Apr. 1970.

CAMPBELL, Colin. A Ética Romantica e o Espírito do Consumismo Moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.

______. The craft consumer. Journal of Consumer Culture, London, v. 5, n. 1, p. 23-42, 2005.

CLIFFORD, James. Objects and selves: an afterword. In: STOCKING JUNIOR, George W. Objects and others: essays on museums and material culture. Madison: University of Wisconsin Press, 1985.

DOUGLAS, Mary; ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2004.

FABIAN, Johannes. The ethnic artefact and the ethnographic object. L’Homme, Paris, n. 170, Apr./June. 2004.

FOSTER, Robert J. Tracking Globalization: Commodities and Value in Motion. In: TILLEY, Chris (Ed.) et. al. The Sage Handbook of Material Culture. London: Sage, 2006, p. 285-302.

GEARY, Patrik. Sacred Commodities: the circulation of medieval relics. In:

APPADURAI, Arjun (Ed.). The Social Life of Things: Commodities in cultural perspective. Cambridge: Cambridge Univesity Press. 2006, p. 3-63.

GELL, Alfred. Art and Agency. Oxford: Clarendon, 1998.

HUGHES, Alex. Global Commodity Networks, ethnical trade and governmenbility. Transactions of the Institute of British Geographers, London, v. 26, n. 4, p. 390- 406, Dec. 2001.

KEANE, Webb. Signs are not the garbo of meaning: on the social analysis of material things. In: MILLER, Daniel (Org.). Materiality. London: Duke University Press, 2005.

KOPYTOFF, Igor. The cultural biography of things: commoditization as process. In: APPADURAI, Arjun. The Social Life of Things: Commodities in cultural perspective. Cambridge, Cambridge University Press. 2006, p. 64-94.

LATOUR, Bruno. Une Sociologie sans objets? Remarques sur l’interobjectivité. In: TURGEON, Laurier; DEBRAY, Octave. Objets & Memóire. Paris: Presses de l’Université de Laval, 2007.

LEITÃO, Débora K. Brasil à moda da casa: imagens da nação na moda brasileira contemporânea. 2007. 373 p. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2007a.

______. Nós, os outros: construção do exótico e consumo de moda brasileira na França. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 13, n. 28, p. 203-233. July/ Dec. 2007b.

MALINOWSKI, Bronislaw. Argonautas do Pacífico ocidental. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

McCRACKEN, Grant. Cultura & Consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.

MILLER, Daniel. Consumo como cultura material. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 13, n. 28, p. 33-64, July/Dec. 2007.

______. Consumption and Commodities. Annual Review of Anthropology,

London, v. 24, p. 141-161, Out. 1995.

______. Material Culture and Mass Consumption. Oxford: Blackwell, 1987.

______. Materiality: an introduction. In: MILLER, Daniel (Org.). Materiality. Londres: Duke University Press, 2005.

MORGAN, Lewis. A Sociedade Primitiva. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1974.

PINHEIRO-MACHADO, Rosana. Made in China: produção e circulação de

mercadorias no circuito China – Paraguai – Brasil. 2009. 332 p. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

SAHLINS, Marshall. O Pessimismo Sentimental e a Experiência Etnográfica: Por que a cultura não é um objeto em via de extinção? Mana, v. 3, n. 2, p. 103-150, 1997.

TILLEY, Chris. Introduction. In: TILLEY, Chris et al. (Ed.). Handbook of Material Culture. London: Sage, 2006.

TURGEON, Laurier. La mémoire de la culture mattérielle et la culture matérielle de la mémoire. In: TURGEON, Laurier; DEBRAY, Octave. Objets & Memóire. Paris: Presses de l’Université de Laval, 2007.

ZIEGLER, Catherine. Favored Flowers. Durham: Duke University Press, 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2176-6665.2010v15n2p231

Direitos autorais 2020 Mediações - Revista de Ciências Sociais

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

  

         

 

                       

 

 

Mediações - Revista de Ciências Sociais

Londrina - PR

E-ISSN: 2176-6665

Email: mediacoes@uel.br  

Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International