Percursos biográficos e eficácia simbólica: a dinâmica da cura no Vale do Amanhecer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2010v15n2p248

Palavras-chave:

Vale do Amanhecer, Biografias, Eficácia simbólica

Resumo

O presente trabalho tem como foco a construção de narrativas biográficas entre adeptos do movimento místico-esotérico denominado Vale do Amanhecer, que surgiu em Planaltina no final da década de 1960, agregando elementos do catolicismo, espiritismo, nova era e religiões afro-brasileiras. Nossa investigação visa compreender como os percursos biográficos se atrelam à eficácia simbólica dos processos rituais realizados pelos médiuns deste movimento. Nossa análise das narrativas considerará o processo de deslocamento nos campos, tal como compreendido por Bourdieu, porém destacando o processo de performatividade dado a tais deslocamentos, através da construção interacional do self.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Amurabi Pereira Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Referências

ANDRADE, Maristela de Oliveira. 500 anos de catolicismos & sincretismos no Brasil. João Pessoa: Ed. Universitária/UFPB, 2002.

AMARAL, Leila. Carnaval da alma: comunidade, essência e sincretismo na nova era. Petrópolis: Vozes, 2000.

AMARAL, Leila. Sincretismo em movimento: o estilo nova era de lidar com o sagrado. In: CAROZZI, María Julia (org.). A nova era no Mercosul. Petrópolis: Vozes, 1999. p. 47-79.

BASTIDE, Roger. As religiões africanas no Brasil: contribuição a uma sociologia das interpretações de civilizações. São Paulo: Pioneira, 1985. v. 2.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Fronteira da fé: alguns sistemas de sentido, crenças e religiões no Brasil de hoje. Estudos Avançados, São Paulo, v. 18, n. 52, p. 261-288, dez. 2004.

BOURDIEU, Pierre. Razões práticas. Petrópolis: Papirus, 1996.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólica. São Paulo: Perspectiva, 2004a.

BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Ed. UNESP, 2004b.

BOURDIEU, Pierre. O Poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

CAROZZI, María Julia. Nova era: a autonomia como religião. In: CAROZZI, María Julia. (org.). A nova era no Mercosul. Petrópolis: Vozes, 1999. p. 149-190.

CAVALCANTE, Carmem Luisa Chaves. Xamanismo no vale do amanhecer: o caso tia Neiva. São Paulo: Annablume, 2000.

CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. O Mundo invisível: cosmologia, sistema ritual e noção de pessoa no espiritismo. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.

DAMATTA, Roberto A. A casa e a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

GALINKIN, Ana Lúcia. A cura no vale do amanhecer. Brasília: Techno Politik, 2008.

GIDDENS, Anthony. A vida em uma sociedade pós-tradicional. In: GIDDENS, Anthony; BECK, Ulrich; SCOTT, Lash. Modernização reflexiva. São Paulo: Ed. UNESP, 1997.

GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

GUERRIERO, Silas. Novos movimentos religiosos: o quadro brasileiro. São Paulo: Paulinas, 2006.

LAPLANTINE, François. Antropologia da doença. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

LEVI-STRAUSS, Claude. Antropologia estrutural. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

MAGNANI, José Guilherme Cantor. O Circuito neo-esotérico. In: TEXEIRA, Faustino; MENEZES, Renata (org.). As religiões no Brasil: continuidades e rupturas. Petrópolis: Vozes, 2006. p. 161-173.

MALUF, Sônia Weidner. Mitos coletivos, narrativas pessoais: cura ritual, trabalho terapêutico e emergência do sujeito nas culturas da “Nova Era”. Mana, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, out. 2005.

MALUF, Sônia Weidner. Os filhos de Aquário no país dos terreiros: novas vivências espirituais no sul do Brasil. Ciencias Sociales y Religión, Porto Alegre, v. 5, n. 5, p. 153-171, 2003.

MEDEIROS, Bartolomeu Tito Figueroa de. Um caso de sincretismo afro-cristão-kardecista-umbandista-new age: as casas filiais do vale do amanhecer, no nordeste brasileiro. In: Reunião Brasileira de Antropologia, 21, 1998, Vitória. Anais. Vitória, 1998.

MELLO, Gláucia Buratto Rodrigues de. Millenarismes bresiliens: contribution à l’étude de l’imaginaire contemporain. 1999. These (Docteur em Sociologie) - Université Pierre Mendes France, U.F.R. Sciences de l’homme et la societé. Grenoble, 1999.

OLIVEIRA, Amurabi Pereira de. Nova era à brasileira: a new age popular do vale do amanhecer. Interações: Cultura e Comunidade, Uberlândia, v. 4., n. 5, jan./ jul. 2009.

ORTIZ, Renato. A morte branca do feiticeiro negro: umbanda e sociedade brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1999.

ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 2006.

PIERUCCI, Antônio Flávio. Bye bye, Brasil: o declínio das religiões tradicionais no Censo 2000. Estudos Avançados, São Paulo, v. 18, n. 52, dez. 2004.

PRANDI, José Reginaldo. Segredos guardados: orixás na alma brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

RABELO, Miriam Cristina M. Religião, ritual e cura. In: ALVES, Paulo César; MINAYO, Maria Cecília de Souza. Saúde e doença: um olhar antropológico. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1994.

SOUZA, Laura de Mello e. O diabo e a terra de santa cruz: feitiçaria e religiosidade popular no Brasil Colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.

Downloads

Publicado

2010-12-01

Como Citar

OLIVEIRA, A. P. Percursos biográficos e eficácia simbólica: a dinâmica da cura no Vale do Amanhecer. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 15, n. 2, p. 248–265, 2010. DOI: 10.5433/2176-6665.2010v15n2p248. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/8235. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos