Mito musicado e música mítica: uma perspectiva antropológica da obra de Richard Wagner

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2010v15n1p196

Palavras-chave:

Antropologia sonora, Mito, Richard Wagner, Sociedade

Resumo

Propõe-se um estudo sobre as relações entre música, sociedade e mito na obra de Richard Wagner, destacando a importância do mito e da música como linguagens de interpretação da cultura e a difusão que a obra wagneriana proporcionou à mitologia germânica na cultura ocidental. Destarte, menciona o antropólogo Anthony Seeger, interpretamos a música como um elemento-chave do processo de construção do mundo social e conceptual, sendo o estudo da performance, uma análise figurativa da vida social. Embora coexistam diversas ideologias em cada mito, alvitra-se uma discussão a respeito dos subsídios que a ópera Tristão e Isolda, em especial, conferiu à ideia de mito, inserindo-se aqui valores percebidos tanto na sociedade do século XIX quanto na atual.

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Biografia do Autor

Maria Raquel da Cruz Duran, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo - USP. Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

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Publicado

2010-07-15

Como Citar

DURAN, M. R. da C. Mito musicado e música mítica: uma perspectiva antropológica da obra de Richard Wagner. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 15, n. 1, p. 196–203, 2010. DOI: 10.5433/2176-6665.2010v15n1p196. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/6548. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos