Beleza, construção do self e reflexividade entre as mulheres

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2009v14n2p145

Palavras-chave:

Beleza, Self, Reflexividade, Agência, Mulheres

Resumo

A relação direta entre beleza e mulheres é bastante naturalizada na nossa sociedade. Utilizando o pensamento sociológico para transformar essa naturalização numa questão sociológica, chegamos ao problema agencia-estrutura. A maioria das teorias sobre a relação entre mulheres e beleza aponta ou para o poder da estrutura (na forma de padrões estéticos hegemônicos), ou para o poder da agência individual. Nesse artigo, a partir do conceito de reflexividade, pretendo examinar como funciona a agencia das mulheres diante da centralidade da beleza e em que medida a estrutura influencia na construção de seus selves.

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Biografia do Autor

Veridiana Parahyba Campos, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. 

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Publicado

2009-11-22

Como Citar

CAMPOS, V. P. Beleza, construção do self e reflexividade entre as mulheres. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 14, n. 2, p. 145–161, 2009. DOI: 10.5433/2176-6665.2009v14n2p145. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/4511. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê