A ideologia de gênero na publicidade contemporânea

Autores

  • Débora Mendes Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2010v15n1p241

Palavras-chave:

Publicidade, Estudos feministas, Ideologia, Subjetividade

Resumo

Ao estudar a publicidade contemporânea, reconhece-se a necessidade de conciliar a perspectiva clássica – dos estudos macrossociológicos – com as teorias pós-modernas (que abordam a subjetividade e a identidade). Essa compatibilização se verifica também nos estudos feministas, representados nesse artigo por Lauretis (1994) e Hollanda (1994). Na tentativa de entender essa necessária conciliação, o texto começa traçando um breve esboço acerca da dominação e do poder, para, em seguida, buscar demonstrar como as teóricas feministas, ao relacionarem tais correntes, contribuíram para o desenvolvimento da teoria social. Tal aproximação se verifica, por exemplo, no conceito ideologia de gênero, que traz a ideia de formação das subjetividades e das identidades nos e pelos processos sociais abarcando, simultaneamente, os processos estruturais que atuam na produção publicitária e reforçam o padrão androcêntrico.

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Biografia do Autor

Débora Mendes, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR. 

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Publicado

2010-07-15

Como Citar

MENDES, D. A ideologia de gênero na publicidade contemporânea. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 15, n. 1, p. 241–257, 2010. DOI: 10.5433/2176-6665.2010v15n1p241. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/4291. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos