Pensando a Sociologia no ensino médio através dos PCNEM e das OCNEM

Carolina Dias Cunha Casão, Cristiane Thaís Quinteiro

Resumo


Este artigo tem como objetivo uma análise comparativa entre os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN – (1999) e as Orientações Curriculares Nacionais – OCN – (2006) da disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Tal análise se pauta em Bernstein (2003), considerando as três dimensões que se influenciam mutuamente: campo da contextualização (intelectuais); campo recontextualizador oficial (Estado, governos, secretarias de educação,); e campo recontextualizador (escola).

 


Palavras-chave


Ensino de Sociologia; PCN; OCN; Neoliberalismo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p225

Mediações - Revista de Ciências Sociais

Londrina - PR

ISSN: 1414-0543

EISSN: 2176-6665

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