Semanas de Sociologia e de Filosofia com alunos do ensino médio da rede pública: da reflexão à prática

Autores

  • Ângela Maria de Sousa Lima Universidade Estadual de Londrina - UEL https://orcid.org/0000-0003-3933-4086
  • Jaqueline Ferreira Instituto Catuaí de Ensino Superior - ICES
  • Maria Tereza Orticelli Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p195

Palavras-chave:

Ensino Médio, Escola da rede pública, Ensino de Sociologia e de Filosofia, GAES

Resumo

O trabalho pretende analisar as experiências das Semanas de Sociologia e de Filosofia, realizadas ao longo dos últimos seis anos, com alunos do Ensino Médio, das escolas da rede pública do NRE-Londrina, organizadas por professores, voluntários, alunos e exalunos que participam do GAES (Grupo de Apoio ao Ensino de Sociologia), um Projeto de Extensão do Departamento de Ciências Sociais da UEL. E ao se propor a isso, ou seja, discutir o histórico, o processo de constituição e de relevância educacional desses eventos, o trabalho permite uma reflexão sociológica a respeito da importância da obrigatoriedade e permanência qualitativa da Sociologia e da Filosofia no Ensino Médio no Brasil. Assim como propicia debater a necessidade de redefinição de nossos olhares e intervenções pedagógicas, no trabalho com jovens e adolescentes, através das referidas disciplinas. Entendemos que essas experiências também podem ser pensadas como uma alternativa de trabalho complementar para a diversificação didática no ensino de Sociologia e de Filosofia no cotidiano escolar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ângela Maria de Sousa Lima, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Jaqueline Ferreira, Instituto Catuaí de Ensino Superior - ICES

Professora de Sociologia do Instituto Catuaí de Ensino Superior de Cambe - ICES.

Maria Tereza Orticelli, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Especialista em Filosofia Moderna e Contemporânea pela Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. OCNS: Orientações Curriculares Nacionais. Sociologia. Brasília, 2006.

CARVALHO, César Augusto de; CORREA Lesi (coord.). Laboratório de Ensino de Sociologia. Fase II. Projeto de Extensão Universitária. Londrina: Departamento de Ciências Sociais, Universidade Estadual de Londrina, 2003-2005.

CORREA Lesi (coord.). Laboratório de Ensino de Sociologia. Fase I. Projeto de Extensão Universitária. Londrina: Departamento de Ciências Sociais, Universidade Estadual de Londrina. 1999-2001.

FAURE, Edgard. Aprender a ser. São Paulo: Bertrand, 1972.

FERNANDES, Florestan. O ensino da Sociologia da escola secundária brasileira. In: FERNANDES, Florestan A Sociologia no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1977.

GRAMSCI, Antonio. Problemas da vida cultural: a formação dos intelectuais. In: SOARES, R.D. Gramsci, o Estado e a escola. Ijuí: Unijuí, 2000.

MACHADO, Celso de Souza. O Ensino da Sociologia na escola secundária brasileira: levantamento preliminar. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 115-142. jan./jun. 1987.

MORAES; Amaury César. Licenciatura em Ciências Sociais: o ensino de Sociologia, entre o balanço e o relato. Tempo Social, São Paulo, v. 15, n. 1, p.5-20, maio 2003.

PARANÁ. SEED. Diretrizes Curriculares de Sociologia. Curitiba, 2006.

SARANDY, Flávio Marcos Silva. Reflexões acerca do sentido da Sociologia no Ensino Médio: desenvolver a perspectiva sociológica: objetivo fundamental da disciplina no Ensino Médio. Revista Espaço Acadêmico, ano 1, n. 5, out. 2001.

SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli. A Sociologia no Ensino Médio: os Desafios Institucionais e Epistemológicos para a Consolidação da Disciplina. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 12., 2005, Belo Horizonte. Sessão Especial: ensino de sociologia em questão. Belo Horizonte, 2005a.

SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli. Ensino dos Fundamentos Sociológicos da Educação: pressupostos e metodologias. In: SIMPÓSIO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES, 1., 2005, Faxinal do Céu. Anais... Curitiba: Secretaria de Estado da Educação, 2005b.

SOARES, R.D. Gramsci, o Estado e a escola. Ijuí: Unijuí, 2000.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Projeto de Extensão Universitária do Laboratório de Ensino de Sociologia. In: CARVALHO, Lejeune Mato Grosso de (org.). Sociologia e Ensino em Debate: experiências e discussão de Sociologia no Ensino Médio. Ijí: Ed. Unijuí, 2004. p. 233-263.

Downloads

Publicado

2007-07-15

Como Citar

LIMA, Ângela M. de S.; FERREIRA, J.; ORTICELLI, M. T. Semanas de Sociologia e de Filosofia com alunos do ensino médio da rede pública: da reflexão à prática. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 12, n. 1, p. 195–224, 2007. DOI: 10.5433/2176-6665.2007v12n1p195. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/3402. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos