Semanas de Sociologia e de Filosofia com alunos do ensino médio da rede pública: da reflexão à prática

Ângela Maria de Sousa Lima, Jaqueline Ferreira, Maria Tereza Orticelli

Resumo


O trabalho pretende analisar as experiências das Semanas de Sociologia e de Filosofia, realizadas ao longo dos últimos seis anos, com alunos do Ensino Médio, das escolas da rede pública do NRE-Londrina, organizadas por professores, voluntários, alunos e exalunos que participam do GAES (Grupo de Apoio ao Ensino de Sociologia), um Projeto de Extensão do Departamento de Ciências Sociais da UEL. E ao se propor a isso, ou seja, discutir o histórico, o processo de constituição e de relevância educacional desses eventos, o trabalho permite uma reflexão sociológica a respeito da importância da obrigatoriedade e permanência qualitativa da Sociologia e da Filosofia no Ensino Médio no Brasil. Assim como propicia debater a necessidade de redefinição de nossos olhares e intervenções pedagógicas, no trabalho com jovens e adolescentes, através das referidas disciplinas. Entendemos que essas experiências também podem ser pensadas como uma alternativa de trabalho complementar para a diversificação didática no ensino de Sociologia e de Filosofia no cotidiano escolar.


Palavras-chave


Ensino Médio; Escola da rede pública; Ensino de Sociologia e de Filosofia; GAES.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p195

Mediações - Revista de Ciências Sociais

Londrina - PR

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